Blog Unicamp Ano 50



Pesquisadores do Brasil, Áustria, França e Inglaterra debatem a alternativa biocêntrica

22/08/2016 - atualizado em 23/08/2016

Na próxima quarta-feira (24), a partir das 9 horas, especialistas em antropologia social, ciências sociais, estudos de gênero, produção cultural e meio-ambiente estarão reunidos no Auditório da ADUNICAMP para a série de debates Perspectivas Unicamp 50 Anos. A programação conta com a participação de pesquisadores do Brasil, Áustria, França e Inglaterra, que apresentarão seus estudos sobre "Alternativa Biocêntrica".

Na primeira mesa-redonda “Crises Ambientais e Decrescimento", às 9 horas, serão discutidos os debates vigentes, nas ciências humanas, quanto à alternativa biocêntrica face ao colapso ambiental, com ênfase para o decrescimento e a simetria política entre as espécies. Na segunda mesa "Cidadania Ampliada: um novo pacto entre as espécies", às 14 horas, será discutido e analisado um novo pacto entre as espécies, sob o enfoque da alternativa biocêntrica.

A coordenação do debate sobre "Crises Ambientais e Decrescimento" é do professor Mauro William Barbosa de Almeida, referência na área de Antropologia Social, PhD em Antropologia Social pela Cambridge University, com pós-doutoramento pela Stanford University, Tinker Professor na University of Chicago em 2006, Co-autor da Enciclopédia da Floresta, autor de O Alto Juruá: prática e conhecimentos das populações, pesquisador e professor da Unicamp.

A mesa "Cidadania Ampliada: um novo pacto entre as espécies" será coordenada por Nádia Farage, mestra em Antropologia Social pela Unicamp, Doutora em Letras pela USP, Research Student junto ao Departamento de Antropologia da London School of Economics (1991); Fellow (1996) e Visiting Professor (2011 e 2013) junto ao Centre for Amerindian, Latin American and Caribbean Studies, University of St. Andrews, Reino Unido, professora do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e autora de diversos artigos sobre naturismo, animalidade e biopolítica no Brasil moderno.

Entre os participantes estão Luiz Cesar Marques Filho, Professor Livre Docente do Departamento de História da Unicamp; Marc Brightman, da University College of London, Inglaterra, Diretor do Centre for the Anthropology of Sustainability (CAOS), University College of London; Claudia Leitner, Cientista Senior do Institut für Romanistik da Universität Wien, Áustria; Fahim Amir, filósofo, artista, produtor cultural e professor no Institute of Fine Arts and Cultural Studies da Kunstuniversitaet, Austria; e Hicham-Stéphane Afeissa, membro associado do laboratório Logiques de l’Agir da Université de Franche-Comté, da França.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site Unicamp Ano 50 ou no dia do evento.

Mais informações, acesse a página do evento "A Alternativa Biocêntrica".

Agenda

Perspectivas Unicamp 50 Anos: "A Alternativa Biocêntrica"
Onde: Auditório da ADUNICAMP, Associação de Docentes da Unicamp.
Av. Érico Veríssimo, 1479 – Cidade Universitária – CEP 13083-851 – Campinas/SP
Data: 24 de agosto de 2016, quarta-feira
Horário: 9h às 18h
Inscrições: Entrada franca, inscrições pelo site ou no dia do evento

Leia mais




Comentários

comments powered by Disqus

Voltar