Blog Unicamp Ano 50



Professor José Tadeu Jorge ministra palestra gratuita sobre Universidade e Ensino

A palestra acontece no dia 31 de agosto, a partir das 9 horas, no Teatro Nair Bello, em Limeira.

27/08/2016 - atualizado em 28/08/2016
O reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, realizará palestra sobre Universidade e Ensino no dia 31 de agosto, às 9 horas, no Teatro Nair Bello, em Limeira. Ele participará da série de colóquios Unicamp Ano 50. (Foto: Antonio Scarpinetti)

Acontece nesta quarta-feira (31), às 9 horas, no Teatro Nair Bello, em Limeira, a palestra “Universidade e Ensino” com o professor José Tadeu Jorge. Tadeu é professor titular da Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI), onde foi diretor por dois mandatos. Foi Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário, Coordenador Geral e Vice-Reitor, e Reitor da Unicamp no período 2005-2009. Foi membro do Conselho Superior da FAPESP e Secretário de Educação de Campinas. É atualmente Presidente da Unión de Universidades de América Latina y el Caribe – UDUAL, Presidente do Centro Universitário de Desarollo – CINDA, membro do Conselho de Estudos Avançados – CONSEA da Federação de Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, membro do Conselho Curador do Memorial da América Latina e Membro do Conselho de Reitores da Universia Brasil. É Reitor da Unicamp desde 2013.

O palestrante vai fazer uma análise sobre o sistema educacional brasileiro, apontando a responsabilidade de cada ciclo de formação desde a educação infantil, ensino fundamental e médio até a educação superior nos planos municipais e estaduais. Durante evento em Campinas, Tadeu explicou que o ensino infantil, por ser a base do sistema, precisa deixar de lado o caráter assistencialista para se tornar um espaço de formação, por meio de atividades adequadas para esta faixa etária. “Não podemos começar os problemas de um edifício pelo quinto andar”, disse o reitor, ao explicar que se os problemas da base não forem resolvidos, o desenvolvimento educacional será prejudicado nas etapas posteriores.

“Entendo que vivemos num país de contrastes, mas há um paradoxo na questão do ensino que carece de análise mais profunda e estudos que permitam não apenas entender as razões, mas propor alternativas que possam melhorar nossa educação. Todos escutam há anos que a educação brasileira está ruim e o paradoxo é que esta mesma educação brasileira consegue ter universidades entre as melhores do mundo. Felizmente a Unicamp é uma delas”.

A palestra tem entrada franca e é realizada dentro da série Colóquios Unicamp Ano 50 com apoio da Secretaria da Educação de Limeira. Os inscritos receberão certificados de participação, com carga horária de 4 horas. Os certificados serão emitidos eletronicamente, através do site Unicamp Ano 50, após confirmação de participação dos inscritos.

O evento acontece no Teatro Nair Bello, situado à Rua João Kuhl Filho, s/n - Vila São João - Parque Cidade de Limeira - Portaria D.

Mais informações: http://www.50anos.unicamp.br/eventos/80/universidade-e-ensino-prof-jose-tadeu-jorge-limeira-sp

Leia mais




Comentários

comments powered by Disqus

Voltar