Blog Unicamp Ano 50



Inovação e compromisso social da FCM marca exposição em comemoração aos 50 anos da Unicamp

19/09/2016 - atualizado em 19/09/2016
Foto: Camila Delmondes

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp iniciou ontem (13) a exposição “Mostra FCM: Inovação e compromisso social”. A exposição faz parte da programação dos 50 anos da Unicamp. A mostra é dividida em três momentos: a história da faculdade, as inovações dos Centros e Departamentos e vídeos sobre as práticas de saúde que mostram o compromisso social da faculdade com pacientes de Campinas e região.

“Há inovações que começaram aqui e que hoje são adotadas em todo o país, como por exemplo o alojamento conjunto entre mães e bebês, a reabilitação de deficientes auditivos e visuais, o teste do pezinho e exames clínicos que só são feitos na Unicamp”, revelou a geneticista Vera Lúcia Gil da Silva Lopes, uma das coordenadoras da exposição.

De acordo com Christiane Marques do Couto, em outubro do ano passado foi solicitado aos Departamentos e Centros da FCM que refletissem sobre suas contribuições e inovações no campo da saúde. “Cada um vê a inovação de um jeito. Essa mostra traz coisas desconhecidas por muita gente”, revelou a fonoaudióloga que também está à frente da exposição.

O diretor associado da FCM, Roberto Teixeira Mendes, disse que com todo o material coletado seria possível realizar uma mostra de características midiáticas. Já o diretor da faculdade, Ivan Felizardo Contrera Toro, espera que com a exposição – que deve ficar no Espaço das Artes da FCM até o dia 19 de setembro – os visitantes possam refletir sobre o papel da FCM dentro da Unicamp e da sociedade.

Ainda faz parte da programação o Conversa com o Especialista – palestras de 10 minutos acompanhadas de um bate-papo sobre temas de interessa da comunidade. Esse evento acontece no dia 16 de setembro, das 8h30 às 12h30, no auditório da FCM. “Queremos aproximar a comunidade do pesquisador. Todos podem participar”, revelou Vera. (Veja os temas programados e como participar).

Apresentação musical inovadora

Roberto Teixeira Mendes e o músico Reinaldo Amorim fizeram uma apresentação musical durante a abertura da exposição. Reinaldo ganhou um violão aos cinco anos de idade e disse que o instrumento seria o caminho para ele sair do interior do sertão. Foi com aulas de violão que ele viajou o Brasil, chegou a Campinas e hoje faz pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente. Ele criou um violão especial para pessoas portadoras de necessidades especiais.

“Alguns de meus alunos não tinham uma mão ou um braço. O desafio foi construir um violão que possibilitasse tocar quase todas as músicas, em pouco tempo, sem acordes. Esse violão já é afinado para os acordes”, contou Reinaldo, demonstrando ao público como funcionava sua invenção.

Vídeos sobre práticas de saúde

Todos os pôsteres tem QR Code e redireciona para outro conteúdo da exposição. O material da “Mostra FCM: Inovação e compromisso social” será disponibilizado no site dos 50 anos da Unicamp. Os vídeos também serão disponibilizados no site comemorativo. Veja abaixo uma prévia dos videos produzidos:

Cipoi

Crânio-Face Brasil

Departamento de Genética Médica

Cepre - Desenvolvimento Humano e Reabilitação

Cepre - Libras

Cepre - Braile

Oftalmologia


Fonte: Portal da Faculdade de Ciências Médicas

Leia mais




Comentários

comments powered by Disqus

Voltar