Blog Unicamp Ano 50

50 anos em uma noite

05/10/2016 - atualizado em 08/10/2016
Reitor da Unicamp, Prof. José Tadeu Jorge

Uma sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consu) encerrou na noite desta quarta-feira (5), data em que a Unicamp completa 50 anos de fundação, a série de atividades em comemoração ao cinquentenário da Universidade, iniciada há um ano. A solenidade, presidida pelo reitor José Tadeu Jorge, contou com a presença de dirigentes, docentes, funcionários e estudantes da instituição, além de convidados.

Em sua fala, o reitor leu um documento elaborado pela equipe coordenada pelo fundador da Unicamp, Zeferino Vaz. Nele, foram registrados os princípios que regeriam a nova Universidade. “Trata-se de um documento muito atual. Foi graças a esses pressupostos, dos quais não nos afastamos nos últimos 50 anos, que a Universidade atingiu o atual grau de qualidade e excelência em suas atividades”, afirmou Tadeu Jorge.

De acordo com ele, os resultados obtidos pela Unicamp nas últimas cinco décadas não devem ser creditados a pessoas ou grupos, mas sim a uma comunidade composta por funcionários, professores e estudantes. “Nesse sentido, quero agradecer a todos os que passaram pela Unicamp e àqueles que aqui permanecem pelo valioso serviço que prestaram a esta instituição”. Bem-humorado, Tadeu Jorge fez questão de garantir presença na festa do centenário.

O coordenador-geral da Unicamp, Alvaro Crósta, considerou que a Universidade soube trilhar com muita competência os caminhos abertos pelos seus fundadores. “A indissociabilidade entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão, que está na origem da Unicamp, estabeleceu os pilares nos quais nos sustentamos até hoje. Obviamente, tudo o que foi construído até aqui se deve ao empenho de diversas gerações”, considerou.

Coordenadora da Comissão que organizou a programação das festividades pelos 50 anos, a professora Itala Maria Loffredo D'Ottaviano apresentou ao público um panorama das atividades realizadas ao longo do último ano. Segundo ela, as ações contemplaram as áreas científica, artística, cultural e esportiva. “Penso que a programação dos 50 anos esteve à altura da Universidade, que é uma das mais importantes da América Latina. Nós realizamos de óperas a filme; de encontros científicos a lançamentos de livros”, elencou.

Fonte: http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2016/10/05/50-anos-em-uma-noite

Galeria de fotos

Encerramento da série de atividades em comemoração ao cinquentenário da Universidade (Antonio Scarpinetti) 1-8
Encerramento da série de atividades em comemoração ao cinquentenário da Universidade (Antonio Scarpinetti) 2-8