Blog Unicamp Ano 50



Exposição reúne obras de Antoninho Perri e Antonio Scarpinetti, fotógrafos da Unicamp

14/10/2016 - atualizado em 26/10/2016

É cantado, em verso e prosa, o protagonismo da luz no universo fotográfico. A luz modula e materializa as intenções do artista, num ritual milenar – dos afrescos da caverna a Caravaggio –, surgido muito antes do advento da câmara.

É sabido, da mesma forma, em redações e no meio acadêmico, que laboratórios de pesquisa abrigam a chamada “luz fria”, barreira onipresente no ofício do fotógrafo.

Nesse sentido, esta exposição é demonstração cristalina do domínio pleno que Antoninho Perri e Antonio Scarpinetti têm dos segredos da arte fotográfica.

Acompanho, há quase duas décadas, o esforço de ambos em busca das melhores imagens, muitas das quais estampadas nas páginas do Jornal da Unicamp.

O exposto aqui, amostra ínfima de milhares e milhares de trabalhos, atesta o talento e profissionalismo de ambos, além de fornecer todas as pistas de como eles passam, incólumes, ao largo das armadilhas da “luz fria”.

Seja em nesgas de luz ou por meio de nuances em frascos de experimentos, Perri e Scarpinetti conseguem o inimaginável: extrair poesia de locais dedicados a intrincadas equações da pesquisa de ponta.

Esse apanhado poético migra – pleno, potente e luminoso – quando seu locus passa a ser as cenas da fauna, da flora e das pessoas que fazem transbordar de vida os campi da Unicamp. Trata-se de um conjunto lírico repleto de beleza e emoção.

Assim – revelam as obras aqui reunidas –, a tríade luz, vida e poesia, combinação rara e preciosa em tempos de invisibilidade, é conduzida com maestria pela dupla de fotógrafos.

Há um ditado milenar cujo dístico é “que teus olhos sejam atendidos”. Os nossos não apenas o são – Perri e Scarpinetti fazem também com que eles fiquem imersos na mais bela luz.


Serviço

Evento: III Mostra Unicamp de Fotografia (MUF)
Exposição: Luz na Usina de Ideias
Fotógrafos: Antônio Scarpinetti e Antoninho Perri
Data: 10 de outubro a 27 de novembro
Horário: 9h às 17h, de segunda a sextA
Local: Centro de Convenções da Unicamp

Leia mais




Comentários

comments powered by Disqus

Voltar