Blog Unicamp Ano 50



União de várias vozes comemora 50 anos de Unicamp e 30 de Zíper na Boca

12/11/2015 - atualizado em 29/03/2016
O XI Festival Unicamp de Corais integrou a programação comemorativa dos 50 anos da Universidade e dos 30 anos do Coral Unicamp Zíper na Boca. Com entrada gratuita ao público, que lotou o espaço, a edição especial inaugurou a fase internacional do Festival. (Foto: Marcos R Pereira)

“Estamos felizes, estamos comemorando 30 anos” é a frase mais pronunciada pelos integrantes do Coral Zíper na Boca, constituído por funcionários, alunos e professores da Unicamp. O coro foi o anfitrião do XI Festival Unicamp de Corais realizado nos dias 7 e 8 de novembro no Teatro Municipal de Paulínia. Mais de 1.700 pessoas assistiram a um repertório diversificado, do erudito ao popular. Sob coordenação e curadoria de Vivian Nogueira, maestrina do Zíper na Boca, o Festival de Corais integra as comemorações dos 50 anos da Unicamp.

“Foi um evento maravilhoso! O teatro lotado e a recepção calorosa do público à apresentação de cada coro, o contentamento dos grupos pela oportunidade de se apresentar num grande teatro, o envolvimento dos integrantes do Zíper na Boca na produção do evento e recepção aos corais, o apoio da UNICAMP, da Comissão Ano 50 e do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), a parceria com a Prefeitura Municipal de Paulínia, tornaram realidade um sonho que venho nutrindo há muitos anos! Sou imensamente grata a todos que o transformaram em realidade!”, comemora a maestrina Vivian Nogueira.

Com um repertório retrospectivo – MPB, Beatles, Saltimbancos, Queen e Abba –, o Zíper na Boca recepcionou os coros convidados. Entre os grupos, o Madrigal in Casa, de Campinas, executou peças populares e clássicas italianas para corais. O grupo Academia da Voz, do Centro Universitário Adventista de São Paulo, ateve-se a canções populares brasileiras. O UniCesumar, do Centro Universitário de Maringá, acrescentou arranjos do folclore infantil. O Coral Universitário do Centro de Cultura e Arte, da PUC Campinas, trouxe para a apresentação MPB e folcks americanos. O Grupo Acordavocal, da Faculdade de Medicina da USP, montou seu repertório com os temas musicais de novelas brasileiras. O Coro de La Ciudad de Mendonza (Argentina), com oito peças selecionadas do cancioneiro infantil, folclórico e de músicas populares da Argentina, encerrou a programação nos dois dias.

Mais informações sobre as comemorações dos 50 anos da Unicamp estão disponíveis em www.50anos.unicamp.br

Confira fotos especiais do XI Festival Unicamp de Corais

Leia mais




Comentários

comments powered by Disqus

Voltar