Blog Unicamp Ano 50



Arte e ciência marcam os 50 anos da Unicamp

01/03/2016 - atualizado em 29/03/2016
Foto: Dominique Torquato/AAN

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) completa 50 anos em outubro. E para celebrar a data, nesta terça-feira (02), foi apresentado o calendário dos eventos culturais, científicos, artísticos e festivos que serão realizados pela instituição até o fim do ano. A programação das atividades começaram em outubro do ano passado.

Entre os destaques das atividades estão um workshop internacional com oito universidades do mundo que também completam 50 anos em 2016; a primeira edição do ano dos Colóquios Unicamp Ano 50 — De professor para professor; Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação uma exposição documental sobre a história da universidade.

Nesta terça, a professora Ítala Maria Loffredo D’Ottaviano, presidente da comissão responsável pela organização dos eventos, disse que a celebração vai levar para a comunidade eventos que mostram a marca da Unicamp. “São eventos que iremos celebrar com os docentes, alunos e a população de Campinas e região.”

A reabertura oficial das comemorações será nesta quarta-feira com apresentação da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), ao público em geral. A ópera O Empresário Teatral, de Wolfgang Amadeus Mozart, será encenada a partir das 20h, no Teatro Municipal Castro Mendes. O valor da entrada será simbólico. Na quinta-feira, a obra será apresentada à comunidade universitária, a partir das 19h, no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), com entrada gratuita.

No dia 12 de março acontecerá a primeira edição do ano dos Colóquios Unicamp Ano 50 — De professor para professor, em que docentes da Unicamp irão discutir temas contemporâneos com professores dos ensinos Fundamental e Médio. Já o evento Perspectivas Unicamp 50 Anos — Da universidade para a sociedade, especialistas falarão sobre desindustrialização e as alternativas para a crise brasileira. Os dois eventos ocorrerão mensalmente até outubro, onde serão discutidos em mesas redondas. Em junho, a Unicamp inaugurará uma grande exposição documental sobre a sua história, no espaço da Biblioteca Central Cesar Lattes (BC-CL). A exposição inovadora, será itinerante e montada também em Piracicaba, Limeira e outros espaços de Campinas.

Em setembro, entre os dias 8 e 10, a Unicamp sediará o workshop internacional com representantes de oito universidades do mundo. Elas integram o grupo das melhores instituições de ensino que completam 50 anos em 2016 — Calgary (Canadá), Heriot-Watt (Escócia), Bath (Inglaterra), Brunel-London (Inglaterra), Loughborough (estas três na Inglaterra), Ulm (Alemanha) e Konstanz (Alemanha) e Universidade do Sul da Dinamarca. Será discutida a interação científica e acadêmica entre elas e o papel das escolas de ensino superior nas próximas cinco décadas.

De acordo com a presidente da comissão, será lançada uma série especial composta por 50 livros em comemoração ao jubileu de ouro. As obras contam a história da Unicamp. A finalização das comemorações terá uma grande atração, que ainda será divulgada.

Fonte: Correio Popular

Fonte: Correio Popular

Leia mais




Comentários

comments powered by Disqus

Voltar