Blog Unicamp Ano 50

Unicamp comemora 50 anos em tempos de Redes Sociais

20/04/2016 - atualizado em 02/02/2017

Segundo Bob Wollheim, do Grupo ABC de comunicação e co-fundador do youPIX, 30 bilhões de conteúdos são compartilhados no Facebook todo mês, 400 horas de vídeo publicadas no Youtube a cada minuto, 70 milhões de fotos são publicadas no Instagram todo dia, mais de 500 milhões de tweets no Twitter e mais de 400 milhões de Snaps no Snapchat todo dia! Fora blogs, wikis, comunidades, sites etc.

No dia em que foi ao ar o website alusivo ao marco histórico dos 50 anos da Unicamp, comemorado em 5 de outubro de 2016, diversas redes sociais foram incorporadas.

Desde o lançamento da página no Facebook, em outubro de 2015, que já conta com mais de 4 mil seguidores, o ponto alto é comentar, compartilhar e dividir fotos, vídeos e imagens históricas.

Em 1985, um grupo de alunos organizou o protesto intitulado “Nós vamos invadir sua piscina”. Na imagem, com faixas e cartazes com a frase “Piscina Já”, alunos caminham em direção à piscina, cruzando a área ainda de terra do atual estacionamento da Biblioteca Central.

Quando a foto foi postada na página dos 50 anos da Unicamp no Facebook, em abril de 2016, rapidamente o post recebeu centenas de comentários e compartilhamentos. “Eu estava aí. Sou o de branco na extrema esquerda, com a mão no rosto. Estava de barba naquela época”; “bons tempos”; “eu lembro dessa manifestação”; “olha isso! hahaha que demais!”; “ou a Unicamp instala ar-condicionado nela toda, inclusive nas praças, ou iremos ocupar a piscina”; “há anos a piscina está fechada para o público”; “precisa de uma nova invasão”; “até então, e hoje em dia, estou no 5º. ano e nunca pude usar a piscina”; “que demais essa lembrança...”; “É triste ver que todos os alunos da Unicamp veem a Fef e sua estrutura como o clube da Unicamp e cagando para os alunos que estão lá estudando educação física e precisam usar aquela estrutura para aprendizado”, foram alguns dos comentários deixados na publicação.

Confira abaixo uma seleção de posts publicados na página Unicamp Ano 50, no Facebook.

Nós vamos invadir sua piscina
Em 1985 um grupo de alunos organizou um protesto intitulado "Nós vamos invadir a sua piscina", que culminou com a invasão da recém inaugurada piscina da Atrefe (atual Faculdade de Educação Física), que até então não podia ser utilizada livremente pelos estudantes. Na foto, alunos caminham em direção à piscina, cruzando a área onde atualmente está localizado o estacionamento da Biblioteca Central. Ao fundo vê-se o Restaurante II. Foto: contribuição de Antônio Gil (Física-84)

Likes: 851
Comentários: 96

Monumento às Andorinhas
"Monumento às Andorinhas", feito pela professora Akiko Fujita, inaugurado no ano de 1985. A artista realizou a queima da argila a céu aberto e contou com a ajuda de estudantes. Foto: contribuição de José J. Lunazzi (Instituto de Física/Unicamp)"

Likes: 1.434
Comentários: 386

Assembleias dos estudantes no Ciclo Básico em 1981 e 2016
2016, estudantes reunidos em assembleia geral na noite de terça-feira (10) deliberam por ocupar a reitoria da Unicamp. Depois de debater a situação nacional, na universidade e na educação pública, aprovaram o eixo “Cotas sim, cortes não. Contra o golpe e pela educação. Permanência e ampliação.” Em 1981, manifestação contra a intervenção na Unicamp, no Ciclo Básico: medida gerou onda de protestos na Universidade.

Likes: 4.491
Comentários: 162
Alcance: 81.459 pessoas

Dia Internacional da Mulher
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, uma foto histórica da defesa da primeira tese de doutorado da Unicamp, defendida por Vilma Cloris de Carvalho, em 24 de junho de 1967.

Likes: 3.042
Comentários: 120
Alcance: 54.761 pessoas

"Cena histórica pela democracia na Unicamp. Assembleia de professores, estudantes e funcionários no prédio do Ciclo Básico, em 1981, no terceiro dia da intervenção na universidade. “O jeito é partir pro pau”, diz a faixa. A comunidade da Unicamp resistiu bravamente à intervenção decretada pelo governador Maluf e interventores não conseguiram assumir. Foto: Acervo Histórico do Arquivo Central (Siarq)."

Antes e Depois
Fotos aéreas mostram o antes e o depois do desenvolvimento do campus da Unicamp. Com quarenta anos de diferença, imagens dão a dimensão do crescimento da Universidade e do seu entorno no distrito de Barão Geraldo, em Campinas.

Likes: 3.314
Comentários: 127
Alcance: 81.926 pessoas

Faculdade de engenharia de Limeira
Panorama dos primeiros edifícios da Faculdade de Engenharia de Limeira, um dia antes de sua inauguração. Limeira. 14 Maio 1970. Foto: SIARQ, Unicamp.

Likes: 496
Comentários: 27

Gif Parabéns à Unicamp
A Unicamp é a melhor universidade do Brasil, segundo o Ministério da Educação - MEC 👉 http://bit.ly/1myB5TN

Likes: 4.454
Comentários: 229
Alcance: 77.100 pessoas

#‎UnicampAno50‬ ‪#‎Inovação‬ | Técnica inédita no Brasil, desenvolvida por pesquisadores da Unicamp e do Centro Infantil Boldrini, detecta tumores cerebrais em crianças. Diagnóstico em nível molecular deve aumentar precisão nas cirurgias e reduzir o risco de mortes e sequelas, além de acelerar o processo de recuperação dos pacientes.