Blog Unicamp Ano 50



Arte, Ciência e Cultura

Perspectivas Unicamp 50 Anos realiza no dia 15 de junho, às 9 horas, no Centro de Convenções, o evento “Arte, Ciência e Cultura”

27/05/2016 - atualizado em 14/06/2016

A próxima edição da série Perspectivas Unicamp 50 Anos tem como tema “Arte, Ciência e Cultura”. O debate acontece em 15 de junho, das 9 às 18 horas, no Centro de Convenções da Unicamp, com o objetivo de reunir nomes importantes na discussão sobre “Virtualidade e Ubiquidade na Construção da Memória Cultural” e “Criatividade em Arte e Ciência: desafios do século XXI”. As inscrições são gratuitas e os participantes receberão certificado de participação.

Na mesa “Virtualidade e Ubiquidade na Construção da Memória Cultural”, serão abordadas questões como: a criação de novas tecnologias para distribuição massiva e compartilhada de informação muda o modo como se constrói a memória? Os cerca de 50 bilhões de dispositivos móveis, conectados à Internet na próxima década, modificarão a visão de mundo?

De acordo com os organizadores, especula-se que ainda nesta década a maioria dos objetos presentes no cotidiano das pessoas serão capazes de interagir e se conectar à nuvem, mas a pergunta que fazem é se esse desenvolvimento mudará efetivamente o modo como o ser humano interage com suas memórias. “Como os processos de linguagem operam nesse contexto? Quais os impactos desse uso ubíquo das representações digitais na construção da memória cultural?”, questionam.

“Quais são os desafios, diálogos e perspectivas possíveis que se descortinam na pesquisa atual sobre criatividade em arte e ciência?” Com esta questão, a segunda mesa tem como foco o esforço acadêmico na direção de um novo paradigma para integrar Arte, Ciência e Tecnologia.

Entre vários aspectos que envolvem a arte, a ciência e a tecnologia no espaço acadêmico, algumas indagações serão discutidas por convidados com longa experiência em Neurociência Computacional, Biomimética, Robótica e Modelos Computacionais para criação e análise musicais. Entre as provocações estão: “Existiriam duas culturas, distinguindo a decomposição quantitativa da natureza da construção qualitativa da realidade? Esse conceito foi sedimentado no modelo científico implantado doutrinariamente no início do século passado? Na atualidade, reconhece-se que essa dicotomia seria contraproducente e danificaria a sociedade e a construção do conhecimento? Há alguma abordagem concreta que integre as Artes, Humanidades, Ciências e Tecnologia?”

As respostas serão dadas presencialmente, em 15 de junho, no Centro de Convenções da Unicamp.

Programação
9h às 12h – Virtualidade e Ubiquidade na Construção da Memória Cultural

Palestrantes

- Ataliba Teixeira de Castilho – Coordenador (UNICAMP/IEL e USP/FFLCH)
- Lúcia Santaella (PUCC-SP/DF)
- Mariana Claudia Broens UNESP/FFC, Marília)
- Ricardo Ribeiro Gudwin (UNICAMP/FEEC)
- Roger Chartier (historiador francês, professor e pesquisador da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais e professor do Collège de France)

14h às 18h – Criatividade em Arte e Ciência: desafios do século XXI

Palestrantes

- Jônatas Manzolli - Coordenador (UNICAMP/IA/NICS)
- Paul Verschure (Catalan Institute of Advanced Studies, Espanha)
- Michael A. Arbib (University of Southern California, EEUU)
- Diana Domingues (UnB/LART)

Agenda

Perspectivas Unicamp 50 Anos: Arte, Ciência e Cultura
Onde: Centro de Convenções da Unicamp, Rua Elis Regina, 131 - Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, Campinas · SP · 13083-854
Data: 15 de junho de 2016, quarta-feira
Horário: 9h às 18h
Inscrições: Entrada franca, inscrições pelo site ou no dia do evento


Sobre a série Perspectivas Unicamp 50 Anos

A série Perspectivas Unicamp 50 Anos, que faz parte das comemorações do cinquentenário da Unicamp, é destinada à comunidade acadêmica em geral. É constituída por 19 Mesas Redondas, distribuídas em 11 eventos distintos. São discutidos temas de importância sócio-política, cultural, artística e científica, relevantes na atualidade, com a participação de pesquisadores e intelectuais da Unicamp, de outras instituições brasileiras e do exterior. Entre os temas, destacam-se: geopolítica; água e energia; política nacional e economia brasileira; habitação, e mobilidade urbana; cidadania ampliada; educação e tecnologias; saúde e saneamento; arte, ciência e cultura.

Mais informações e inscrições: http://www.50anos.unicamp.br/eventos/58/arte-ciencia-e-cultura

Leia mais




Comentários

comments powered by Disqus

Voltar