Blog Unicamp Ano 50



Coral Unicamp Infantil participa de concerto do Trappistas no Castro Mendes

15/06/2016 - atualizado em 15/06/2016
Coral Unicamp Infantil participa de concerto do Trappistas no Castro Mendes

Um grupo de formação recente, mas já com potencial para participar de um show do trio Trappistas, o Coral Infantil Unicamp terá sua primeira experiência em um grande palco dia 17, às 20 horas, no Teatro Castro Mendes. Formado por alunos do Programa de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Prodecad) da Unicamp, o coro participa ao lado do trio Trappistas – um dos mais reconhecidos grupos de música a capella do Estado de São Paulo – da interpretação de músicas inspiradas no repertório infantil do escritor e poeta Rubem Alves, que dedicou muitos anos de sua carreira docente à Faculdade de Educação da Unicamp. "As crianças estão encantadas e curtindo a cada momento. Também entenderam o que significa cantar em um grande teatro e estão ansiosas pelo dia 17", explica o maestro Wilson Nascimento. Os ingressos estão à venda no teatro, a R$ 40 e R$ 20 (meia entrada). O coro recebe apoio do GGBS, e o evento foi inserido na programação do Unicamp Ano 50.

O concerto do Trappistas, formado por Wilson Nascimento, Nei Santos e Pedro Cruz Barsalini, envolve também interpretação de textos de Rubem pela jornalista Edlaine Garcia e apresentação de músicas brasileiras com arranjo de Walter Nascimento. Entre os compositores, estão Lulu Santos e Charlie Brown Jr. O projeto, contemplado pelo Edital Castro Mendes 2016, está dentro de um projeto maior intitulado Rubem Alves em Canções, em parceria com o Instituto Rubem Alves, em que o maestro arranjador Walter Nascimento musicou dez contos infantis do escritor. "Walter escreveu as músicas para as crianças do Prodecad cantarem. Nosso desejo é que o trabalho seja publicado e muitas crianças possam usufruir do rico repertório. Rubem Alves fala aos pequenos corações de todas as idades e Walter Nascimento passeia pela sonoridade da música brasileira", comenta Nascimento.

Depois do sucesso no Festival Cantapueblo, em Mendoza, na Argentina, o trio Trappistas volta ao Teatro Castro Mendes, onde tiveram seu maior público em 2012, como lembra o maestro e cantor Wilson. Segundo o músico, o trio faz música utilizando uma linguagem mais popular, sem perder de vista a qualidade e o refinamento da música erudita.

A prévia do repertório de Walter Nascimento em homenagem a Rubem Alves, apresentada pelo coro com os maestros Wilson e o próprio compositor, agradou ao público e jornalistas na abertura da 27ª Semana do Meio Ambiente da Unicamp, em 6 de junho, no Espaço Cultural Casa do Lago. “As crianças estão muito afinadas”, comenta uma funcionária, ao final da apresentação. Os comentários também são positivos em páginas pessoais do facebook. “Que bom começar a semana assim”, comenta a jornalista Luiza Moretti em sua página pessoal em uma rede social.

Serviço
Quando Rubem Alves virou canção
Teatro Castro Mendes
17 de junho (sexta-feira)
Às 20 horas
Convidados: Edlaine Garcia e o Coral Unicamp Infantil


Confira entrevista realizada pela Rádio CBN Campinas com o maestro Wilson Nascimento. Na entrevista, o maestro fala sobre o Coral Unicamp Infantil, Prodecad, 50 anos da Unicamp, GGBS e a relação de Rubem Alves com a Universidade.


Publicado originalmente em: http://www.ggbs.gr.unicamp.br/noticia.php?q=49&coral-unicamp-infantil-participa-de-concerto-do-trappistas-no-castro-mendes

Leia mais




Comentários

comments powered by Disqus

Voltar