Depoimentos


Mensagem "Ingressei na UNICAMP, em outubro de 1987, oriundo da Secretaria do Estado de Economia e Planejamento-SP, da área da Coordenadoria de Orçamento e Programa onde, programávamos e controlávamos o orçamento do Estado de São Paulo. Na UNICAMP, uma equipe de técnicos muito fortes e excelente, comandada pelos senhores: - Waldemar Giomi, Coordenador - Nelson Antonio Pereira Camacho – Vice Coordenador e depois, Coordenador - Antonio Felix Duarte – Diretor A Equipe Técnica formada por: José Eduardo Dutra do Valle, Luiz Fernando Di Donato, Celso José, Maria de Fátima do Espírito Santo, Fátima Sergantin, Sônia Luzia da Silva, Vera Lúcia de Andrade, Elizabeth, Wagner Rinaldi, Waldemar Morande, entre outros que a memória me falha! Aposentado desde junho de 2012, a saudade é grande da Equipe Técnica atual, comandada brilhantemente pelo meu amigo Roberto Bosso e demais amigos e colegas, tais como, Sandra de Sousa, Luana Baldasso, Henrique Rodrigues, Karen Oliveira, Claudia Salvucci, José Eduardo Dutra do Valle, Eden Mike Suetake, Heitor Rodrigues, Gisele Aparecida Gabriel Fernandes (grande amiga de sempre), Caio Cezar de Resende, Thiago Baldini da Silva, Esther Fior Alves de Oliveira, Lucas Zambuzi Sanches! Vários e vários amigos e colegas que passaram por todo esse tempo prestado na UNICAMP, assim coam também vários Diretores e Professores das Unidades de Despesa com que tiver o prazer de trabalhar ao lado. Minha eterna gratidão aos Reitores de minha época, Paulo Renato da Costa, Carlos Roberto Vogt, José Martins Filho, Hermano Medeiros Ferreira de Tavares, Carlos Henrique de Brito Cruz, José Tadeu Jorge e Fernando Ferreira Costa! Parabéns UNICAMP e a todos os funcionários, docentes e discentes! Que possamos comemorar esta data por muitos e muitos anos! OBERDAN BENEDITO GERZOSHKOWITZ - Matric-21023-4 Aposentado da AEPLAN - REITORIA"
OBERDAN BENEDITO GERZOSHKOWITZ
11 de outubro de 2016
Mensagem "Iniciei em 1997 um Projeto Integrado no CMU com demais pesquisadores que resultou no livro publicado pela Editora da UNICAMP "Memórias da Educação: Campinas (1860-1970), integrante da Coleção Campiniana, n. 20. Tive a grande satisfação de conviver com a profa. Olga R. M. von Simson e prof. José Roberto do Amaral Lapa. Em 2002, doutorei-me na Faculdade de Educação, sob a orientação da profa Zeila Demartini Fabri de Brito, com a tese sob o título "Infância, Educação e Direitos Sociais: Asilo de Órfãs (1870-1960)", publicado pela UNICAMP/CMU, em 2004. A excelência dos professores, a convivência com os demais doutorandos, os seminários, eventos, a trajetória da pesquisa demonstraram que a UNICAMP é um "locus do fazer pensar". Não mais consegui me afastar da pesquisa e nem da UNICAMP, sempre participando de encontros, simpósios, palestras.... Integrei um grupo de pesquisadores vinculados ao CMU, e enveredei pelo tema dos códigos morais, sociais e culturais de Campinas, com as práticas de prostituição e seus cenários de luxúria e prazer, culminando com a publicação pelo CMU, em dezembro de 2013, do livro "Pernas Cruzadas, Meias Rendadas: desvendando histórias de Campinas (1930-1970)", pesquisa que me foi muito significativa, por ter trabalhado com história oral a revelar o que os documentos silenciam. Enfim, sendo filha de Campinas, professora universitária e pesquisadora, sinto-me privilegiada pela minha inserção na UNICAMP, à qual me reverencio. e parabenizo pelos seus cinquenta anos. Ana Maria Melo Negrão. 07.10.2016"
ANA MARIA MELO NEGRÃO
11 de outubro de 2016
Mensagem "Ingressei na Unicamp menina, aos 21 anos, em 05 de maio de 1986. Lembro-me com muita clareza da minha chegada à Universidade. Fui à DGRH e, após os procedimentos de ingresso, a servidora me disse que, antes de me dirigir ao meu local de trabalho - a Biblioteca Central - eu deveria almoçar. Para chegar até o restaurante, seria necessário pegar um ônibus circular. Como aquele era o meu primeiro contato com a Unicamp, ao invés de pegar o circular - que, para ser bem sincera, não tinha a menor ideia do que era - subi no primeiro ônibus que apareceu. Paguei a passagem, sim, peguei um ônibus de linha, e desci no Restaurante Universitário. Eu me vejo com nitidez carregando a bandeja, com muito orgulho de estar trabalhando na Unicamp. Bife a pizzaiolo era o prato principal e estava uma delícia. Passados 30 anos, ainda carrego comigo o orgulho de trabalhar em uma das melhores instituições de ensino superior do país. A Unicamp sempre fará parte de mim."
Ademilde Félix Gomes
18 de maio de 2016
Mensagem "Meu nome é Marcia de Moraes Zago Rodrigues Lucas. Trabalhei na Unicamp no período de 1977 a 1980. Fui secretária do Projeto Telebrás/Fibras ópticas, cujos laboratórios e salas se encontravam no Instituto de Física. Havia dois projetos conjuntos com a Telebrás (Fibras Ópticas e Laser) e muitos professores do Instituto de Física faziam parte deles. O Dr. James Moore era chefe do "Projeto FO" e os profs. Ramakant Srivastava, Colin House, Willy Meyer, Harish Sunak, Wolfgang May, Eric Bochove entre outros trabalhavam nesta pesquisa inédita no Brasil. Devo salientar que na ocasião o único professor brasileiro na equipe era o Dr. José Mauro Leal Costa, que veio a se tornar pioneiro na confecção da fibra óptica no país - já nos laboratórios do Centro de Pesquisa em Desenvolvimento da Telebrás, em Campinas, inaugurado em 1980. Segui com eles na mudança e permaneci no CPqD até 2009, quando me aposentei. Atualmente estou de volta à Unicamp, muito feliz, na condição de aluna no Programa UniversIDADE (fantástico por sinal). Muito linda a iniciativa de vocês e espero estar contribuindo um pouco que seja com as memórias deste período tão marcante na minha vida... Abraços"
Marcia de Moraes Zago Rodrigues Lucas
26 de abril de 2016
Mensagem "Ingressei na Universidade em 1983 através dos Patrulheiros de Campinas, entidade muito bem conceituada em Campinas. Fui estudando ao longo destes anos e passei por algumas Unidades, como: DGRH-Diretoria, DGRH-Protocolo (Jayro), DGRH-3 (Maria José-Frequência), Prefeitura, P.G.. Hoje, estou na Coordenadoria de Projetos e Obras, na área de informática. Bons momentos vividos na Universidade, parabéns para todos nós que participamos no desenvolvimento desta GRANDE Universidade e minha vida dentro da mesma. PARABÉNS UNICAMP! Obrigado!"
Antonio Dias Junior
07 de abril de 2016
Mensagem "Ingressei na UNICAMP, através de concurso público, no dia 2 de fevereiro de 1970, e iniciei minhas atividades na Diretoria de Contabilidade. Em 1975, fui promovido a Chefe de Seção, depois a Assessor Jurídico, e me aposentei, em 1995, na função de Diretor. Durante 20 anos, fui membro e presidente da Comissão Julgadora de Licitações. Elaborei os contratos, e acompanhei a execução das obras da maioria dos seus prédios. Presidi quase duas centenas de Comissões Sindicantes, durante os anos em que estive lá. Também atuei, a pedido do Dr. Pinotti, como Advogado Dativo, na defesa de servidores administrativos, em, aproximadamente, cem processos internos, instaurados contra eles. Era responsável pelo preparo das cópias dos processos a serem remetidas ao Tribunal de Contas e pelo atendimento das exigências daquela corte de contas, etc.etc. Tudo isso, claro, com a colaboração da minha equipe. Adoro a UNICAMP, e não consigo ficar mais do que uma semana sem visitá-la!!!"
José Salomão Fernandes
21 de março de 2016
Mensagem "Experiências no Prodecad... Gostaria de fazer um breve relato e ressaltar a importância da Unicamp na minha vida profissional e acadêmica. Meu primeiro contato com a Unicamp foi em 1996, período no qual trabalhei como monitora do Prodecad até 1998. O Programa de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (Prodecad) me ensinou muito. Tempos de aprendizagem, vivência educativa e troca de experiência. Em 2005, cursei especialização em Pedagogia do Movimento, na Faculdade de Educação Física (FEF), cuja ementa abriu novos horizontes para minha formação acadêmica e definiu novos rumos como educadora. Enfatizo que sempre participo da programação da Unicamp. Participar desses eventos acrescenta na minha forma de ver a educação "Educar não é só mostrar caminhos, é caminhar junto". Parabéns, Unicamp, por esse processo de semeadura, no qual tenho certeza que a colheita diária."
Carla Magalhães de Souza
10 de novembro de 2015
Mensagem "Parabéns ao comemorar os 50 anos da Unicamp. Uma das melhores universidades da América do Sul. Sejam bem-vindas todas as atividades para manifestar nosso afeto a esta alma mater."
Campo Elías Flórez Pabón
27 de outubro de 2015
Mensagem "Quando fui concluir meu TCC, fui respaldada pela magnífica biblioteca. Meu muito obrigada!"
Cristina Domingues De Souza
26 de outubro de 2015
Mensagem "A minha relação com a Universidade vem desde a adolescência (15 anos de idade). Aprendi e aprendo muito por aqui. São 28 anos participando ativamente do seu crescimento. Assim sendo, não poderia deixar de parabenizar tanto a Unicamp como as pessoas que passaram ou ainda estão por aqui. Congratulations!"
Dário Mendes
28 de setembro de 2015
Mensagem "Parabéns pela iniciativa da Unicamp, sobretudo à Presidente da Comissão Organizadora, na figura da Professora Ítala e sua competente equipe. Comemorar os 50 anos de um projeto exitoso que hoje está concretizado e é considerado de excelência nos meios acadêmicos nacional e internacional é absolutamente necessário e oportuno. Não obstante a este momento de comemoração, é importante que haja uma profunda reflexão acadêmico-social-institucional para os próximos passos dessa linda história."
Marcelo Phaiffer
11 de setembro de 2015