Colóquios

Os espaços da leitura e da escrita: desafios de um mundo conectado - Profa. Maria Bernadete Marques Abaurre

Quais os significados das práticas de leitura e escrita nos dias atuais, em que a maior parte das nossas atividades parece desenvolver-se diante de telas de computadores, iPads e smartphones, com os quais criamos, cada vez mais, uma relação de dependência? Quem ainda encontra sentido para a leitura e para a escrita fora das salas de aula das escolas e das universidades, e qual a relação estabelecida com essas atividades? Ainda há lugar, nesse mundo intensamente conectado, para algum exercício de escrita e de leitura que não seja mediado pelas telas dos nossos gadgets? Quais os gêneros discursivos que ainda fazem parte da vida da maioria das pessoas que saem da escola supostamente aptas para enfrentar os desafios de uma sociedade letrada? Ainda encontramos motivação para ler as folhas impressas de um livro cuja leitura pode exigir um tempo e uma concentração que parecemos não mais ter? Qual o perfil daqueles que não conseguem imaginar um mundo sem a leitura? Seria utópico imaginar uma sociedade para a qual ainda fizesse sentido a afirmação borgiana segundo a qual "o livro é uma extensão da memória e da imaginação"? Seria utópico imaginar a leitura como uma forma de felicidade? Qual é, afinal, o papel da escola e do professor na formação de leitores? Questões como essas constituem o tema desta palestra.

Maria Bernadete Marques Abaurre

Professora Titular do Departamento de Linguística, IEL, Unicamp. Licenciada em Letras (UFES), Mestre em Linguística (Unicamp), PhD em Linguística (SUNY Buffalo, USA). Pesquisas e publicações nas áreas de Teoria Fonológica, Fonologia do Português e Aquisição da Leitura e da Escrita, tema sobre o qual ministrou palestras em vários estados do Brasil. Coautora de livros didáticos de Gramática e Produção de Texto para o Ensino Médio.

Quando: 12 de março de 2016
Horário: Sábado - 8h30 às 13h