Colóquios

Políticas Públicas e Segurança Alimentar - Prof. Walter Belik

O nosso planeta deverá abrigar uma população de mais de 9 bilhões em 2050 e os desafios para alimentar esse enorme contingente humano são extraordinários. As pressões sobre o meio ambiente para que se produza mais e de forma mais intensiva dividem as opiniões. Por um lado, estão aqueles que preveem um colapso na oferta de alimentos se não se promover uma nova revolução tecnológica na forma de produzir, distribuir e consumir os nutrientes. Por outro lado, estão aqueles que entendem que é necessária uma reflexão sobre a ineficiência das práticas produtivas e a inconveniência da disseminação de hábitos alimentares que induzem a uma grande quantidade de perdas e ao desperdício. De todo modo, ainda convivemos com uma enorme população em situação de subnutrição e a maior parte da pobreza está localizada justamente nas áreas rurais. O papel da ciência, das políticas públicas e da mobilização da sociedade necessita ser discutido em detalhe.

Walter Belik

Professor Titular do Instituto de Economia da Unicamp. Foi Visiting Fellow no ILAS, University College, Londres; na UCLA - Berkeley e Guest Lecturer na University of Kassel. Foi membro do CONSEA – Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e coordenador da Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome. Atuou como Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA) da UNICAMP e atualmente é Diretor do Instituto Confúcio da Unicamp.

Foto: Foto: Antonio Scarpinetti/ASCOM

Quando: 09 de abril de 2016