Perspectivas

Rumos da Política Nacional

Serão discutidos rumos para o agravamento da situação brasileira atual; possibilidades de uma reconstrução democrática para a Política Nacional no Brasil; enfrentamento dos conflitos nacionais: que negociação é possível?; situação dos partidos políticos; o conflito entre os três poderes e a governabilidade; o papel da mídia.

14h – 18h

Política Nacional: agravamento da situação atual ou novo pacto conservador?

João Quartim de Moraes – UNICAMP/IFCH

Coordenador

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais e em Filosofia pela USP e Doutor (Doctorat D'État en Science Politique) pela Fondation Nationale de Science Politique da Académie de Paris (1982). É Professor Titular da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP.

André Singer USP/FFLCH

Cientista Social e Jornalista pela USP, onde também obteve os títulos de Mestre, Doutor e Livre-Docente em Ciência Política. Foi Secretário de Redação da Folha de S. Paulo (1987-88), Porta-voz da Presidência da República (2003-2007) e Secretário de Imprensa da Presidência da República (2005-2007). É Professor Associado do Departamento de Ciência Política da USP e Coordenador do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic/USP). É colunista da Folha de S. Paulo.

Francisco Maria Cavalcanti de Oliveira - USP/FFLCH

Cientista Social (UFPE-1956), pós-graduado em Desenvolvimento Econômico pelo CEPAL-BNB (1956), Doutor em Sociologia pela USP (1982) e pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, França (1984). É Professor Titular da USP e ex-membro do CEBRAP. É Professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, aposentado e ex-Coordenador do Centro de Estudos dos Direitos da Cidadania (Cenedic/USP). É Doutor Honoris Causa pela UFRJ e pela UFPB. Integra o Conselho Editorial da Revista Margem Esquerda e é autor de vasta obra.

Laurindo Leal Filho - USP/ECA e Carta Maior

Graduado em Ciências Sociais pela USP (1972), com Mestrado em Ciências Sociais pela PUC-SP (1986), Doutorado em Ciências da Comunicação pela USP (1990) e pós-doutorado no Goldsmiths College da London University (1995). É professor aposentado da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, diretor e apresentador do programa VerTV exibido pela TV Brasil e pela TV Câmara e colunista da Revista do Brasil e do site Carta Maior. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: política, políticas públicas de comunicação, televisão, televisão pública, rádio e jornalismo. Foi Secretário de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura Municipal de São Paulo (gestão Luiza Erundina) e Ouvidor Geral da Empresa Brasil de Comunicação (2009-2011).

Reginaldo Carmelo Correa de Moraes - UNICAMP/IFCH

Graduado, Mestre e Doutor em Filosofia pela USP. É Professor Titular da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de ciência política, com ênfase em teoria política contemporânea e relações internacionais.

Quando: 04 de novembro de 2015
Horário: 14h- 18h