Programação



Perspectivas

Geopolítica e Economia Internacional


O objetivo desta mesa é a discussão das novas estruturas do poder mundial (EUA, Europa, China, Rússia); o conflito abrangente do Oriente Médio; os limites para a atuação dos BRICS; papel da América Latina e do Brasil. Além disso, serão analisados a reestruturação possível do capitalismo; a continuidade (ou profundas alterações) da globalização; e o papel futuro da China.

09h – 12h


Geopolítica Mundial: que novos caminhos teremos?


O objetivo desta mesa é a discussão das novas estruturas do poder mundial (EUA, Europa, China, Rússia); o conflito abrangente do Oriente Médio; os limites para a atuação dos BRICS; papel da América Latina e do Brasil.


Sebastião Velasco e Cruz – UNICAMP/IFCH
Coordenador

Professor Titular do Departamento de Ciência Política da UNICAMP e do Programa San Tiago Dantas de Pós-Graduação em Relações Internacionais (UNESP/UNICAMP/PUC-SP). Doutor em Ciência Política pela USP (1984); Docteur d État (Fondation Nationale des Sciences Politiques, 1987). Visiting Scholar na University of Stanford (1995/1996) e na Massachusetts University, Boston (2012). Professor convidado da Université Paris X, Nanterre (1999) e Paris I (2011). Recebeu o Prêmio Jabuti e o Prêmio ANPOCS para Obra Científica de Ciências Sociais.


Juan Arturo Guillén Romo - Universidad Autónoma Metropolitana – Iztapalapa, México

Profesor Investigador Titular do Departamento de Economia da Universidad Autónoma Metropolitana Iztapalapa (México). Pesquisador do Sistema Nacional de Investigadores. Coordenador da Rede Eurolatinoamericana de Estudos sobre o Desenvolvimento “Celso Furtado”.


Perry Anderson - University of California – Los Angeles, EUA

Professor Titular do Departamento de História da University of California, Los Angeles – UCLA, EUA; foi editor da New Left Review.  Tem pesquisas e publicações relevantes especialmente nas áreas de história europeia e história do pensamento marxista.


Samuel Pinheiro Guimarães - Instituto Rio Branco, Brasília

Advogado (UFRJ), Diplomata (Instituto Rio Branco), Mestre em Economia (Boston University). Foi Ministro-Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (2009/2010); foi Secretário-Geral do Ministério das Relações Exteriores, onde exerceu vários cargos diretivos, além do de Diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais. Entre as honrarias recebidas, Intelectual do Ano (Troféu Juca Pato 2006) pela União Brasileira de Escritores; Doutor Honoris Causa pela Universidade Candido Mendes e pela Universidade Nacional de Rosário, Argentina.


14h – 18h


Crise do Capitalismo Internacional: reestruturação ou nova desordem?


Serão analisados a reestruturação possível do capitalismo; a continuidade (ou profundas alterações) da globalização; e o papel futuro da China.


Luis Gonzaga M. Beluzzo – UNICAMP/IE e FACAMP
Coordenador

Graduado em Direito e Ciências Sociais pela USP, com doutorado em Economia pela UNICAMP, onde foi Professor Titular. Foi assessor econômico e Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (1985-1987), durante o governo de José Sarney. De 1988 a 1990, foi Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. É um dos fundadores da FACAMP (Faculdades de Campinas). Em 2001, foi incluído no Biographical Dictionary of Dissenting Economists entre os 100 maiores economistas heterodoxos do século XX. Recebeu o Prêmio Intelectual do Ano (Troféu Juca Pato 2005) pela União Brasileira de Escritores. É colunista de Carta Capital.


Jan Kregel - Levy Economics Institute of Bard College e University of Texas, EUA

Pesquisador Sênior do Instituto de Economia Bard College Levy e Diretor de seu Programa de Política Monetária e da Estrutura Financeira. Também é professor de Desenvolvimento de Finanças da Tallinn University of Technology, Estônia.


Pierre Salama - Université Paris 13, França

Economista especializado em América Latina, é professor da Université Paris 13 e Diretor do Grupo de Pesquisa sobre Estado, Internacionalização de Técnicas em Desenvolvimento. Sua obra tem se voltado, desde os anos 60, para a apreensão dos principais movimentos do capital e das relações de trabalho.


Riccardo Bellofiore - Universitá di Bergamo, Itália

Professor Ordinário de Economia Política do Departamento de Ciências Econômicas Hyman P. Minsky, Universitá di Bergamo, Itália. Especialista em macroeconomia monetária, teoria do valor e distribuição, economia da globalização, desenvolvimento econômico, história e metodologia do pensamento econômico.

AGENDE-SE

Quando: 08 de outubro de 2015
Horário: 9h às 18h
Local: Centro de Convenções da Unicamp
O que: Mesa Redonda


Comentários

comments powered by Disqus

AGENDA

Voltar