Programação



Perspectivas

Clima, Ambiente, Água e Energia


O objetivo desta mesa é discutir um dos principais desafios da humanidade nas próximas décadas, que é o das mudanças climáticas globais e seus possíveis impactos. Serão enfatizados três dos principais temas a ele relacionados: situação atual e perspectiva das pesquisas sobre as mudanças climáticas globais e seus impactos no Brasil e no exterior; as mudanças climáticas globais e o meio-ambiente; a importância da interdisciplinaridade nas pesquisas sobre as mudanças climáticas e seus impactos; e a crise hídrica e energética.

09h – 12h

Mudanças Climáticas Globais

O objetivo desta mesa é discutir um dos principais desafios da humanidade nas próximas décadas, que é o das mudanças climáticas globais e seus possíveis impactos. Serão enfatizados três dos principais temas a ele  relacionados: situação atual e perspectiva das pesquisas sobre as mudanças climáticas globais e seus impactos no Brasil e no exterior; as mudanças climáticas globais e o meio-ambiente; a importância da interdisciplinaridade nas pesquisas sobre as mudanças climáticas e seus impactos.

Jurandir Zullo Jr. – UNICAMP/CEPAGRI
Coordenador

Possui graduação em Matemática Aplicada (1985) e Engenharia Agrícola (1987), Mestrado em Pesquisa Operacional (1990) e Doutorado em Engenharia de Computação e Automação (1994), todos pela UNICAMP. É pesquisador do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI) da UNICAMP desde 1987, tendo sido Diretor do Centro de 2002 a 2008. Foi Assessor Científico da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (COCEN) da UNICAMP de 2009 a 2013, assumindo a Coordenadoria a partir de 2013. Tem experiência na área de engenharia agrícola, com ênfase em planejamento agrícola, agrometeorologia, sensoriamento remoto, processamento de imagens, zoneamento agrícola e mudanças climáticas. É membro senior do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE, EUA)

Arlindo Philippi Jr. - USP/FSP e CAPES

Tem Doutorado em Saúde Pública (USP), Pós-Doutorado em Estudos Urbanos e Regionais (MIT/EUA) e Livre Docência em Política e Gestão Ambiental (USP). É Professor Titular na Faculdade de Saúde Pública (FSP)da Universidade de São Paulo. Foi Presidente da Comissão de Pós-Graduação da FSP da USP e exerceu a função de Prefeito na Prefeitura do Campus USP da Capital, tendo sido Pró-Reitor e Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da USP. É Diretor de Avaliação da CAPES e Membro de seu Conselho Superior. Foi membro titular do Conselho Diretor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas e do Conselho Deliberativo do Interdisciplinary Investigation Center on Climate Change (INCLINE). Atua em áreas com ênfase em política, planejamento e gestão ambiental. Além das atividades acadêmicas, exerceu funções de direção no IBAMA, na CETESB e na SVMA, e coordenou a área de Ciências Ambientais do PADCT/MCT.

Mohamed Habib - UNICAMP/IB

É graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Alexandria, Egito (1964), com Mestrado em Entomologia (Controle Biológico) pela Universidade de Alexandria (1968) e Doutorado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela UNICAMP (1976). É Professor Titular da UNICAMP desde 1986. Atua nas áreas de ecologia aplicada, entomologia econômica, pragas agrícolas e de alimentos armazenados, educação ambiental, indicadores de sustentabilidade, controle biológico, patologia de insetos e agroecologia. Na UNICAMP, foi Diretor do Instituto de Biologia (IB) por duas vezes (1990-1994 e 2002-2005), Coordenador de Relações Internacionais (1998-2002) e Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários (de maio/2005 a janeiro/2012). Atualmente, é também professor de Pós-Graduação na Universidade Santa Cecília (UNISANTA), nas áreas de ecologia e desenvolvimento sustentável.

Robert Frodeman - University of North Texas, EUA

É Diretor do Centro para o Estudo da Interdisciplinaridade e Professor de Filosofia do Departamento de Filosofia da University of North Texas. É especialista em filosofia ambiental, interdisciplinaridade e política da ciência. É PhD em Filosofia pela Penn State University e Mestre em Geologia pela University of Colorado. Atuou também nas Universidades do Texas, do Tennessee, e do Colorado. Foi consultor por oito anos no United States Geological Survey (USGS), Professor de Humanidades na School of Mines do Colorado e fellow na University of Lancaster, Inglaterra. É editor chefe do Oxford Handbook of Interdisciplinarity.


14h – 18h

Crise Hídrica e Energética

Serão analisados os seguintes temas:

•A situação nacional da água, Amazônia, NE e SE, problemas centrais para o consumo humano e produtivo;
•A crise energética nacional;
•Os recursos hídricos e o quadro das RM’s de São Paulo e Campinas.

Luís Augusto Barbosa Cortez – UNICAMP/FEAGRI e NIPE
Coordenador

Engenheiro Agrícola pela UNICAMP (1980), Mestrado pela Université Laval, Canadá (1984) e Doutor pela Texas Tech University, EUA (1988). Foi Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE) da UNICAMP (1997-2002 e 2012-2013). É Professor Titular da Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) da UNICAMP, Vice-Reitor Executivo de Relações Internacionais da UNICAMP e Coordenador Adjunto de Programas Especiais da FAPESP. Tem experiência em bioenergia, atuando nas áreas de etanol de cana-de-açúcar e pirólise de biomassa.

Francisco Carlos Lahoz - Agência de Água PCJ

Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba/SP (EEP/FUMEP). Mestre em Irrigação e Drenagem pela USP. Tem diversos cursos de especialização no Brasil e Exterior (meio ambiente e recursos hídricos); Secretário Executivo do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ). Membro do Conselho Nacional dos Recursos Hídricos (CNRH). É docente na  Escola de Engenharia da Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba/SP (EEP/FUMEP).

Ildo Luis Sauer - USP/IEA

Engenheiro Civil pela UFRGS, Mestre em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético pela UFRJ (1981) e Doutor em Engenharia Nuclear pelo MIT (EUA). É Professor Titular da USP. Ex-Diretor da Petrobrás. Tem vasta experiência na área de energia, com ênfase em organização da indústria de energia e organização da produção e apropriação social de energia, notadamente em petróleo e gás natural.

Vicente Andreu Guillo (ANA)

Estatístico e Diretor-Presidente da Agência Nacional de Águas (ANA). Foi Secretário Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente.  Funcionário concursado da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), Ex-Presidente da Usina Termoelétrica Nova Piratininga Ltda. e da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (SANASA) em Campinas. Foi também  Secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da cidade de Campinas

AGENDE-SE

Quando: 26 de novembro de 2015
Horário: 9h-18h
Local: Centro de Convenções da Unicamp
O que: Mesas Redondas


Comentários

comments powered by Disqus

AGENDA

Voltar