Científico

XXIII Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica é um programa do CNPq, através do qual a Pró-Reitoria da Pesquisa da Unicamp obtém anualmente uma quota institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Em contrapartida, a Unicamp através do Serviço de Apoio ao Estudante – SAE, concede uma quota de Bolsas Pesquisa que segue as mesmas normas do PIBIC.

As bolsas têm período de vigência de 12 meses, iniciando-se sempre no mês de agosto de cada ano e terminando em julho do ano seguinte. A quota é distribuída de acordo com critérios de mérito acadêmico por um Comitê Assessor composto por docentes da Unicamp. Este mesmo Comitê Assessor acompanha o desenvolvimento dos bolsistas através de relatórios semestrais e no Congresso Anual de Iniciação Científica da Unicamp, no qual todos os bolsistas têm o compromisso de apresentar seus trabalhos.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas – PIBIC/AF - é um programa piloto do CNPq que teve início em agosto de 2009, somente para alunos da Graduação cuja inserção no ambiente acadêmico se deu pela ação afirmativa no vestibular da Unicamp, o PAAIS - Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social. O objetivo desse Programa é ampliar a oportunidade de formação técnico-científica para estes alunos.

O PIBIC nas Ações Afirmativas obedece às mesmas Normas e Calendário do PIBIC na Unicamp e tem os mesmos princípios gerais normativos.

Os alunos que ingressaram por ação afirmativa que se inscrevem para as bolsas do PIBIC na Unicamp, estão automaticamente inscritos no PIBIC/AF, cujos critérios do processo seletivo são os mesmos do PIBIC, entretanto, com uma quota de bolsas específica para essa finalidade.

Objetivos:
- Despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação;
- Contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores;
- Contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional;
- Estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação;
- Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
- Contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação;
- Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural;
- Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa; e
- Ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.

Valor atual da bolsa: R$ 400,00 (valor estipulado anualmente pela diretoria do CNPq).
O mesmo valor será aplicado para as Bolsas Pesquisa do SAE/UNICAMP.

Visite o site do PIBIC

Quando: 17 a 19 de novembro 2015