ARTE&CULTURA

Abertura oficial da II Mostra Unicamp de Fotografia

Os fotógrafos Celso Palermo e Antônio Scarpinetti, funcionários técnico administrativos da Unicamp, transformaram uma ideia em ação, buscando parcerias e construindo um movimento concreto - a Mostra Unicamp de Fotografia. A proposta é a da diversidade de visões e pensamentos a partir da – e também sobre a – nossa universidade. O objetivo é não deixar desaparecer a materialização dos universos particulares dos indivíduos inseridos neste universo. Diferentes manifestações de pensamento e de ação permitem revelar a diversidade de reflexões aqui produzidas: o ensino, a pesquisa, a extensão; docentes, estudantes, técnico-administrativos; exposições em espaços abertos e fechados.

A II Mostra Unicamp de Fotografia será aberta oficialmente no próximo dia 8 de outubro, às 15h, em cerimônia marcada para a Casa do Lago. Esta edição contará com 18 projetos expositivos, que ocuparão espaços nos campi de Barão Geraldo e Piracicaba, Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) e Centro Cultural de Inclusão e Integração Social (CIS-Guanabara). As mostras estarão abertas à visitação pública até 30 de outubro.

Além das exposições, a II Mostra Unicamp de Fotografia contará também com outras atividades, como oficinas práticas e teóricas e caminhada fotográfica. Todas as atividades serão gratuitas. Para participar das oficinas, porém, é preciso providenciar a inscrição antecipada. Isso poderá ser feito por meio deste endereço eletrônico. Basta preencher o formulário e indicar a atividade da qual deseja participar. Também neste endereço é possível conferir a programação completa do evento.

A proposta da mostra, de acordo com a Comissão Executiva, é revelar as diferentes visões e pensamentos produzidos por integrantes da comunidade universitária, composta por docentes, estudantes e funcionários técnico-administrativos. Além disso, a iniciativa também tem o objetivo de preservar a materialização dos universos particulares dos indivíduos inseridos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da Unicamp.

O grupo formado em torno da organização da mostra trabalhou, desde o início, sob o princípio de que a cultura e a arte na Universidade devem significar a representação de diferentes formas de expressão e uma ponte efetiva para o diálogo com a sociedade. A primeira edição Mostra Unicamp de Fotografia, realizada em 2014, atraiu grande público, sendo que algumas exposições foram levadas para espaços fora da Universidade.

Participam da Comissão Executiva da II Mostra Unicamp de Fotografia as seguintes pessoas: Celso Palermo (Instituto de Artes), Antônio Scarpinetti (Assessoria de Comunicação e Imprensa), Danilo Negreti (Coordenadoria de Desenvolvimento Cultura), Fabio Cerqueira (CDC), Carmen Lúcia Rodrigues [Malu] Arruda (CDC) e Maria Alice da Cruz Paula (Grupo Gestor de Benefícios Sociais). O evento conta com correalização do GGBS e CDC e com o apoio institucional da Casa do Lago, IA e Festival Hercule Florence.

Mais informações: II Mostra Unicamp de Fotografia

Quando: 08 de outubro de 2015