Programação



ARTE&CULTURA

Orquestra Sinfônica da Unicamp apresenta Ópera "O Empresário Teatral", de W. A. Mozart, em Piracicaba


Orquestra Sinfônica da Unicamp fará concerto especial no aniversário da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP).

A Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp traz para Piracicaba a ópera “O Empresário Teatral”, apresentado pela Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU).

Serão realizadas duas apresentações com entrada franca no dia 12 de abril, terça-feira, no Teatro do Engenho (Teatro Erotides de Campos), sendo a primeira apresentação um ensaio aberto, às 17 horas, e depois, às 20 horas, o segundo espetáculo. As apresentações fazem parte da agenda Unicamp 50 Anos, comemorado em 2016. O evento é aberto à toda comunidade piracicabana.


A regência é de Cinthia Alireti, com o elenco da Ópera Studio Unicamp (dirigido por Ângelo Fernandes) e direção cênica de André Saboya. A obra é do gênero “Singspiel” (“peça de teatro cantada”) – uma forma de drama musical em alemão, tida como um subgênero da ópera.

Caracteriza-se pelo diálogo falado, alternado com conjuntos, canções, baladas e árias. O texto traz a história de um empresário teatral que pretende fundar uma companhia, mas se vê envolvido com dúvidas artísticas e comerciais. Entre os diversos atores que disputam por um lugar e melhor salário no elenco, duas cantoras se apresentam para o empresário, na expectativa de conseguirem o posto de prima-dona da companhia artística.


Nesta montagem da OSU, a parte teatral foi adaptada pelo diretor cênico André Saboya com momentos picantes da obra do dramaturgo, jornalista e escritor brasileiro Nelson Rodrigues (1912-1980) e da jovialidade da stand-up comedy.


“O Empresário Teatral”, apesar de ser uma ópera de curta duração, já é uma obra madura de Mozart. Estreou em 7 de fevereiro de 1786, quando o Imperador da Áustria encomendou a seus dois compositores, Salieri e Mozart, pequenas peças. Foi encenada pela primeira vez no Castelo de Schönbrunn, residência de verão da família imperial vienense. O próprio Mozart atuou no espetáculo, interpretando o empresário.


Os ingressos poderão ser retirados gratuitamente no dia, até 15 minutos antes de cada apresentação, na bilheteria do Teatro do Engenho. Mais informações na FOP nos telefones: 19 2106-5384 ou 2106-5248.

AGENDE-SE

Quando: 12 de abril de 2016
Horário: 17h (Ensaio aberto) e 20h (Concerto)
Local: Teatro do Engenho de Piracicaba
O que: Concerto


Comentários

comments powered by Disqus

AGENDA

Voltar