Perspectivas

Balanço das Políticas Sociais no Brasil I: É possível dar continuidade a esse processo?

Os objetivos consistem no debate sobre a transição demográfica, suas tendências e principais efeitos previsíveis entre 2010 e 2050; estrutura e movimento do mercado de trabalho e a questão previdenciária, financiamento e reforma. Além disso, serão discutidos o agravamento dos problemas centrais do crescimento urbano; problemas habitacionais; mobilidade e transporte coletivo.

Balanço Macroeconômico e Social: demografia e seguridade social

Os objetivos desta mesa consistem no debate sobre a transição demográfica, suas tendências e principais efeitos previsíveis entre 2010 e 2050; estrutura e movimento do mercado de trabalho e a questão previdenciária, financiamento e reforma.

Prof. Dr. Paulo Eduardo de Andrade Baltar – Coordenador (UNICAMP/IE)
Economista pela Universidade do Chile (1971), Mestre (1977) e Doutor (1985) em Economia pela UNICAMP. Atualmente é Professor Titular da UNICAMP. Ex-Diretor do IE/UNICAMP. Tem experiência na área de economia, com ênfase em economia do bem-estar social e do trabalho.

Profa. Dra. Rosana Baeninger (UNICAMP/IFCH/NEPO)
Cientista Social, Mestre e Doutora em Ciências Sociais (Área de Estudos de População) pela UNICAMP (1999), e Livre Docente (2012) na área de População e Ambiente, pela mesma universidade. Pós-Doutorado (Estágio Sênior) na Universidade da Califórnia, Davis (2014-2015). É Professora Associada do Departamento de Demografia da UNICAMP e pesquisadora do Núcleo de Estudos de População (NEPO), UNICAMP. Membro da Comissão Consultiva de Estatísticas Demográficas - IBGE (2014-2015). Coordenadora do Observatório das Migrações em São Paulo (2009-2018).

Prof. Dr. Eduardo Fagnani (UNICAMP/IE)
Economista pela USP (1976), Mestre em Ciência Política (1985) e Doutor em Economia (2005) pela UNICAMP. Atualmente é professor do Instituto de Economia (IE) da UNICAMP, pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e do Trabalho (CESIT/IE-UNICAMP) e Coordenador da Rede Plataforma Política Social - Agenda para o Desenvolvimento.

Profa. Dra. Denise Lobato Gentil (UFRJ/ IE)
Economista pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (1981), Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pela UFPA (1986) e Doutora em Economia pelo IE/UFRJ. Atualmente é Professora Associada do Instituto de Economia da UFRJ, atuando nas áreas de macroeconomia e economia do setor público.

Crises da Urbanização:  disseminação espacial e setorial do caos urbano

Serão discutidos o agravamento dos problemas centrais do crescimento urbano; problemas habitacionais; mobilidade e transporte coletivo.

Arlete Moysés Rodrigues – Coordenadora (UNICAMP/ IFCH)
Graduada em Geografia pela USP (1971), Mestrado (1981) e Doutorado (1988) em Geografia (Geografia Humana) pela USP. Livre Docente em Geografia pela UNICAMP (1997). Atualmente é Professor Colaborar na UNICAMP. Tem experiência na área de geografia, com ênfase em geografia urbana e em sociologia urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade, espaço urbano, estatuto da cidade, habitação, ambiente, problemática ambiental urbana, movimentos populares, políticas públicas urbanas. De 1988 a 1990 foi Presidente da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB), a qual representa no Fórum Nacional de Reforma Urbana. Foi conselheira do Conselho das Cidades, de 2006 a 2010, no segmento entidades acadêmicas, científicas e profissionais.

Prof. Dr. Carlos Vainer (UFRJ / IPPUR)
Economista, sociólogo, Doutor em Desenvolvimento Econômico e Social pela Université Paris I Panthéon/Sorbonne. Professor Titular do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ, coordena o Programa de Graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social e o Curso de Especialização Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo. Por três vezes dirigiu o IPPUR/UFRJ. Integra o Comitê Técnico do Plano Diretor da UFRJ-2020.

Prof. Dr. Carlos Antônio Brandão (UFRJ/ IPPUR)
Professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ. É Doutor em Economia Regional e Urbana pela UNICAMP, com Pós-doutorado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Coordenador do Observatório Celso Furtado para o Desenvolvimento Regional do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento. Coordenador do site www.interpretesdobrasil.org.

Profa. Dra. Ermínia Terezinha Menon Maricato (USP/FAU e UNICAMP/IE)
Graduação (1971), Mestrado (1977), Doutorado (1984), Livre Docência (1997) e Titularidade (1998) em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Foi Professor visitante do Center of Human Settlements da British Columbia University e da University of the Witwatersrand (Johannesburg). Foi Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo (1989-1992). Formulou a proposta de criação do Ministério das Cidades, onde foi Ministra Adjunta (2003-2005). Prêmios Rafael Higuerras da Federação Panamericana de Arquitetos, Prêmio Arquiteto do Ano da Federação Brasileira de Arquitetos, Homenagem das Assembléias Legislativas do Ceará e da Bahia (Cidadã Baiana). Atualmente é Professora visitante do Instituto de Economia da UNICAMP.

Nazareno Stanislau Affonso (ANTP e  RUA VIVA)
Arquiteto e Urbanista, Coordenador do Escritório da Associação Nacional de Transportes Públicos em Brasília (ANTP), Coordenador do Movimento Nacional pelo Direito do Transporte Público de Qualidade para todos (MDT) e Presidente do Instituto da Mobilidade Sustentável RUAVIVA.

Quando: 06 de abril de 2016
Horário: 9h - 18h