Programação



Perspectivas

Arte, Ciência e Cultura


A criação de novas tecnologias para distribuição massiva e compartilhada de informação muda o modo como construímos a nossa memória?

Programação





9h às 12h – Virtualidade e Ubiquidade na Construção da Memória Cultural


A criação de novas tecnologias para distribuição massiva e compartilhada de informação muda o modo como construímos a nossa memória? Os cerca de 50 bilhões de dispositivos móveis, conectados à Internet na próxima década, modificarão a nossa visão de mundo? Especula-se que ainda nesta década a maioria dos objetos presentes no nosso cotidiano serão capazes de interagir e se conectar à nuvem. Esse desenvolvimento mudará efetivamente o modo como interagimos com as nossas memórias? Como os processos de linguagem operam nesse contexto? Quais os impactos desse uso ubíquo das representações digitais na construção da memória cultural?



Prof. Dr. Ataliba Teixeira de Castilho
Coordenador UNICAMP/IEL e USP/FFLCH
Prof. Dr Lúcia Santaella
PUCC-SP/DF
Prof. Dr. Mariana Claudia Broens
UNESP/FFC, Marília
Prof. Dr Ricardo Ribeiro Gudwin
UNICAMP/FEEC
Prof. Dr. Roger Chartier
Historiador francês, professor e pesquisador da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais e professor do Collège de France


14h às 18h – Criatividade em Arte e Ciência: desafios do século XXI


Quais são os desafios, diálogos e perspectivas possíveis que se descortinam na pesquisa atual sobre criatividade em Arte e Ciência? Esta Mesa foca o esforço acadêmico na direção de um novo paradigma para integrar Arte, Ciência e Tecnologia. Existiriam duas culturas, distinguindo a decomposição quantitativa da natureza da construção qualitativa da realidade? Esse conceito foi sedimentado no modelo científico implantado doutrinariamente no início do século passado? Na atualidade, reconhece-se que essa dicotomia seria contraproducente e danificaria a sociedade e a construção do conhecimento? Há alguma abordagem concreta que integre as Artes, Humanidades, Ciências e Tecnologia? Essas indagações serão discutidas por convidados com longa experiência em Neurociência Computacional, Biomimética, Robótica e Modelos Computacionais para criação e análise musicais.


Prof. Dr. Jônatas Manzolli
Coordenador UNICAMP/IA/NICS
Prof. Dr. Paul Verschure
Catalan Institute of Advanced Studies, Espanha
Prof. Dr. Michael A. Arbib
University of Southern California, EEUU
Prof. Dr. Diana Domingues
UnB/LART

AGENDE-SE

Quando: 15 de junho de 2016
Horário: 9h – 18h
Local: Centro de Convenções da Unicamp
O que: Mesas Redondas


Comentários

comments powered by Disqus

AGENDA

Voltar