Colóquios

Lógica e Pensamento Crítico - Profª. Itala M. Loffredo D’Ottaviano - Limeira, SP

Iniciaremos esta palestra por uma discussão sucinta sobre o desenvolvimento histórico da Lógica, considerada como a ciência do raciocínio, o estudo da razão. A partir das leis básicas do pensamento aristotélico analisaremos o significado lógico de contradição, consistência, inconsistência e completude, e sua relevância para o paradigma lógico-clássico da racionalidade durante mais de vinte séculos. Entretanto, com a criação das lógicas não clássicas, a partir das primeiras décadas do século XX, sabemos que é possível a derrogação de princípios lógicos aristotélicos sem a quebra da racionalidade e do pensamento crítico. Discutiremos as características da lógica contemporânea, da lógica dita “matemática” e das lógicas não clássicas, e seu papel nos fundamentos da matemática e das ciências em geral.

Itala M. Loffredo D’Ottaviano

Doutora em Matemática, UNICAMP, com pós-doutorado nas Universidades da Califórnia, Stanford e Oxford. É Professora Titular em Lógica e Fundamentos da Matemática do Departamento de Filosofia da UNICAMP e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ. Atua nas áreas de Lógica e Epistemologia, em especial em Lógicas Não Clássicas, Lógica Paraconsistente e Teoria da Auto-Organização. Foi Secretária de Educação de Campinas, Presidente da Sociedade Brasileira de Lógica e do Latin-American Committee on Logic da Association for Symbolic Logic; Vice-Presidente da Associação de Docentes, Diretora do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência, Coordenadora dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa e Pró-Reitora de Pós-Graduação da UNICAMP; e Professora Visitante em várias universidades brasileiras e estrangeiras. É membro eleita da Academia Brasileira de Filosofia e da Académie Internationale de Philosophie des Sciences.

Quando: 25 de maio de 2016
Horário: 9 horas
Local: Teatro Nair Belo, Secretaria da Educação de Limeira, Parque Cidade - Limeira/SP
O que: Colóquio