ARTE&CULTURA

Veja a luz como nunca viu!

Começou informalmente no sábado, na Unicamp de Portas Abertas – UPA. Inaugurada em 17 de setembro de 2015, comemorativa do Ano Internacional da Luz, proclamado pela Unesco.

Montada no Instituto de Física Gleb Wathagin (IFGW) da Unicamp, espaço de área de 4,5m x 7,5m no atual Laboratório de Plasma do IFGW, na Avenida Einstein, 851, aberta ao público todos os dias úteis da semana. Coordenada pelo professor José J. Lunazzi, do IFGW, baseia-se na experiência adquirida e experimentos realizados nos quase 50 anos de sua carreira.

Com dezenas de experimentos didáticos, acompanhe-a pela página do Facebook "Experimente a Física".Tem um módulo inicial de óptica geométrica; terá outro de óptica ondulatória e outro específico para aplicações como holografia, comunicações ópticas e iluminação.

Mostra experiências com sombras, espelhos, vasilhames com água, câmeras fotográficas, celulares, fotografia e vídeo tridimensional, difração e interferência da luz com elementos comuns como bolhas de sabão, borboletas, CDs, lâminas de vidro, etc., “laserzinhos” e hologramas.

Mais informações: http://www.ifi.unicamp.br/~lunazzi/pagina_EaF/Vejaaluzcomonuncaviu.htm

Quando: De setembro de 2015 a julho de 2016
Horário: Segunda a sexta, as 14 horas