Programação



Perspectivas

Políticas Públicas e suas Interfaces na Educação e Assistência Social: articulações no Estado e na Universidade


Os objetivos consistem no debate sobre como a articulação dessas duas políticas se dão no Estado e na Universidade e refletir se sua prática fomenta a emancipação do cidadão. Além disso, serão discutidos quais são os desafios e dificuldades a serem enfrentados e superados.

Programação






8h30 às 12h30

Políticas Públicas e suas Interfaces na Educação e Assistência Social: Articulações no Estado e na Universidade






Participantes






Prof. Dra. Milena Pavan Serafim - Coordenadora (UNICAMP/FCA)

É Professora Doutora da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e dos Programas de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências humanas e Sociais (CAPES 3) e em Política Científica e Tecnológica (CAPES 6), ambos da Unicamp. Possui graduação em Administração Pública pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), mestrado (2008) e doutorado (2011) em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2008). É pesquisadora do Grupo de Análise de Políticas de Inovação (GAPI). Trabalhou na gestão de programas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (2005 e 2006) e como consultora PNUD no Ministério da Saúde (2005). Experiência em planejamento, gestão, monitoramento e avaliação de políticas públicas. Áreas de pesquisa são: análise de políticas públicas; análise institucional e governamental; institutos públicos de pesquisa e estratégias em ciência e tecnologia e atores sociais. (Fonte: Currículo Lattes)

Prof. Dr. João Frederico da Costa Azevedo Meyer - (IMECC/Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários)

Professor Associado no Departamento de Matemática Aplicada do IMECC da Uiversidade Estadual de Camponas. Graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1970), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1974) e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1988). Atualmente é associado da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (de que é membro do Conselho Científico, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, da Sociedade Lationoamericana de Biomatemática e professor associado da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Biomatemática, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem matemática, ecologia matemática, impacto ambiental e educação matemática. (Fonte: Currículo Lattes)

Prof. Dr. Oswaldo Gonçalves Junior (UNICAMP/FCA)

Professor Assistente Doutor e Coordenador do Curso Bacharelado em Administração Pública da UNICAMP-FCA. Coordenador do Laboratório de Estudos do Setor Público (LESP - UNICAMP - FCA). Coordenador Associado do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (UNICAMP-FCA) e docente do Mestrado Profissional Interdisciplinar em Planejamento e Análise de Políticas Públicas (UNESP-FCHS). Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos do Setor Público (LESP). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Concretização de Direitos Fundamentais (UNESP-FCLAr) e Pesquisador Associado do Centro de Estudos sobre Corrupção (CEPC-UNESP Franca). Doutor em Administração Pública e Governo (EAESP-FGV), Mestre em Educação (FEUSP), Bacharel e Licenciado em História (FFLCH-USP). Possui experiência como docente na Educação Básica e no Ensino Superior. Atuou em diversas organizações como especialista e gestor. Como pesquisador, tem especial interesse pelos seguintes temas: Administração Pública; Tecnologia da Informação; Gestão e Mudança Organizacional; Ciências Sociais Aplicadas em perspectiva com Políticas Públicas; Ambiente, Educação e Desenvolvimento. (Fonte: Currículo Lattes)

Prof. Dra. Juliana Pires de Arruda Leite (UNICAMP/FCA)

É pesquisadora colaboradora do Centro de Pesquisas em Administração (CEPAD) da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp e da rede INCT-PPED (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas Estratégia e Desenvolvimento). Foi professora doutora da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp no período 2013-2014. Também foi professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) nos anos de 2005 a 2007. Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2002), mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (2005), doutorado em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (2011) e pós-doutorado na área de Políticas Públicas (2012 e 2013). Realiza estudos na área de Gestão de Políticas Públicas, com ênfase em redes colaborativas e avaliação de políticas sociais e experiência nas áreas de Saúde, Segurança Alimentar e Desenvolvimento Rural. Ministra aulas sobre planejamento e gestão aplicados ao setor público e ao setor privado. (Fonte: Currículo Lattes)

Patricia Cilene Gilberti Zanette - (Assistente Social/UNICAMP/SAE/Limeira)

É Assistente Social, especialista em psicopedagogia clínica, atua na área de Assistência Estudantil da Universidade Estadual de Campinas desde 2004 no Serviço de Apoio ao Estudante -SAE, está em Limeira desde 2013. Como principais trabalhos executados destacam-se o Processo Seletivo Transitório de bolsas em 2011, a participação no gerenciamento da primeira fase de novo Sistema de Gestão Integrada (SIG) em 2012, utilizado atualmente como instrumento de análise e interface com os usuários do referido serviço, também foi uma das mentoras da criação da Bolsa Auxílio Ensino e Formação - BAEF. Graduada em Serviço Social pela Faculdades Integradas Maria Imaculada em 2004, especialização concluída pelo Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – CEUNSP em 2009. Foi idealizadora do projeto da Companhia Teatral Novo Amanhã, em Salto/SP, com foco em crianças e adolescentes, que visava o incentivo cultural através de teatro, dança, música, leitura e atividades esportivas, nos anos de 1995 a 2000. Prestou consultoria (2008-2010) para o Grupo Saltense da Melhor Idade na elaboração de seu projeto social (Texto informado pelo autor).


Mais informações: sae@fca.unicamp.br

Local:
Anfiteatro da Faculdade de Ciências Aplicadas - UL 16 - Unicamp/Limeira - Campus II
Rua Pedro Zaccaria, 1300, Jd. São Paulo, Limeira, Cep: 13.484-350

Como Chegar:

AGENDE-SE

Quando: 20 de maio de 2016
Horário: 8h30 às 12h30
Local: Anfiteatro da Faculdade de Ciências Aplicadas - UL 16 - Unicamp/Limeira - Campus II - Rua Pedro Zaccaria, 1300, Jd. São Paulo, Limeira, 13484-350
O que: Mesa Redonda


Comentários

comments powered by Disqus

AGENDA

Voltar