Perspectivas

Balanço das Políticas Sociais no Brasil IV: Saúde

Nesta mesa serão discutidas a saúde pública, infraestrutura, cobertura e eficiência; a saúde na Região Metropolitana de Campinas e o saneamento básico, cobertura e eficiência.

14h às 18h – Saúde e Saneamento: alargamento da demanda e estreitamento de recursos

Nelson Rodrigues dos Santos – UNICAMP/FCM (Coordenador)
Médico (1961), Doutor em Medicina Preventiva (1967) e Curso de Especialização em Saúde Pública, todos pela USP. Foi Professor Titular de Saúde Coletiva na Universidade Estadual de Londrina, Consultor da OPAS/OMS, Professor de Medicina Preventiva e Social da UNICAMP. Assumiu funções de direção no Sistema Público de Saúde, nos níveis municipal, estadual e nacional. Atualmente é Professor Colaborador da UNICAMP, Presidente do Instituto de Direito Sanitário Aplicado (IDISA) e membro do Conselho Consultivo do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES).

Ana Lúcia Nogueira de Paiva Britto - UFRJ/FAU
Geógrafa pela PUC-RJ, Mestra em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ (1990) e Doutora em Urbanismo pelo Institut D’Urbanisme de Paris, Université Paris 12 (Paris-Val-de- Marne, 1995). Pós-doutorada no Laboratoire Techniques Territoires et Sociétés (LATTS) da École Nationale de Ponts et Chaussées (2005-2006). É Professora Associada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da UFRJ e do PROURB. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em serviços urbanos, saneamento meio ambiente urbano, recursos hídricos.

Ana Luiza D’Ávila Viana - USP/FMUSP
Economista pela Universidade Cândido Mendes/RJ (1974), Mestre (1981) e Doutora (1994) pela UNICAMP. Professora Doutora no Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP com experiência na área de análise de políticas públicas. Atua principalmente nos temas de política de saúde, economia política da saúde, e saúde e desenvolvimento.

Cármino Antônio de Souza - UNICAMP/FCM e Secretário de Saúde de Campinas
Médico (1975), Residência Médica (1976-1979), Doutor em Medicina Interna (1987), Livre-Docente (1996), todos pela UNICAMP. Pós-Doutorado na Universitá di Genova, Itália (1997-1998). Desde 2001 é Professor Titular em Clínica Médica na UNICAMP. Atuação em onco-hematologia e transplante de medula óssea. Atualmente é Secretário de Saúde da cidade de Campinas.

Gastão Wagner de Sousa Campos - UNICAMP/FCM
Médico pela UnB (1975), Curso de Especialização em Saúde Pública pela USP (1977), XI Curso de Especialização em Planejamento do Setor pela USP (1978), Mestre em Medicina Preventiva pela USP (1986), Doutor em Saúde Coletiva pela UNICAMP (1991) e Residência-Médica pelo Hospital das Forças Armadas em Brasília/DF (1977). Atualmente é Professor Titular da UNICAMP.

Quando: 04 de agosto de 2016
Local: Centro de Convenções da Unicamp