Perspectivas

A Alternativa Biocêntrica

Crises Ambientais e Decrescimento
Nesta Mesa serão discutidos os debates vigentes, nas ciências humanas, quanto à alternativa biocêntrica face ao colapso ambiental, com ênfase para o decrescimento e a simetria política entre as espécies.

Cidadania Ampliada: por um novo pacto entre as espécies
Sob o enfoque da alternativa biocêntrica, será discutido e analisado um novo pacto entre as espécies.

Crises Ambientais e Decrescimento

Mauro William Barbosa de Almeida – UNICAMP/IFCH (Coordenador)
PhD em Antropologia Social pela Cambridge University, com pós-doutoramento pela Stanford University, foi Tinker Professor na University of Chicago em 2006. É Professor Titular do Departamento de Antropologia Social da UNICAMP, com atuação em pesquisa sobre a Amazônia, reservas extrativistas, diversidade social, teoria antropológica. Co-autor, com Manuela Maria Carneiro da Cunha, da Enciclopédia da Floresta, e autor de O Alto Juruá: prática e conhecimentos das populações e de várias publicações sobre extrativismo e populações tradicionais na Amazônia. Participou da criação da reserva extrativista do Alto Juruá e do planejamento da Universidade da Floresta (Universidade Federal do Acre - Campus Floresta).
Luiz Cesar Marques Filho - UNICAMP/IFCH
Graduado em Ciências Sociais (1977) pela UNICAMP, Diplôme d'Études Approfondies (DEA) em Sociologia da Arte (1979) e Doutorado em História da Arte (1983) pela Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris. Foi Curador-Chefe do Museu de Arte de São Paulo (MASP, 1995-1997). É Professor Livre Docente do Departamento de História da UNICAMP. Sua área principal de pesquisa é a história da arte italiana dos séculos XV e XVI e suas relações com a tradição clássica. Autor de Capitalismo e Colapso Ambiental.
Marc Brightman - University College of London, Inglaterra
Diretor do Centre for the Anthropology of Sustainability (CAOS), University College of London. Autor de Animism in Rainforest and Tundra: Personhood, Animals and Non- Humans in Contemporary Amazonia and Siberia e várias publicações sobre governança global da floresta, conservação e cosmopolíticas.

14h – 18h
Cidadania Ampliada: por um novo pacto entre as espécies

Nádia Farage – UNICAMP/IFCH (Coordenadora)
Possui graduação em Ciências Sociais (1980) e Mestrado em Antropologia Social (1986), ambos pela UNICAMP, e Doutorado em Letras pela USP (1997). Foi Research Student junto ao Departamento de Antropologia da London School of Economics (1991); Fellow (1996) e Visiting Professor (2011 e 2013) junto ao Centre for Amerindian, Latin American and Caribbean Studies, University of St. Andrews, Reino Unido. É Professora Colaboradora junto ao Departamento de História do Instituto de Filosofia Ciências Humanas (IFCH) da UNICAMP. É autora de diversos artigos sobre naturismo, animalidade e biopolítica no Brasil moderno. Atua em duas linhas principais de pesquisa: etnologia e história indígena, e natureza, cultura e tecnologia.
Claudia Leitner - Universität Wien, Áustria
Cientista Senior do Institut für Romanistik da Universität Wien. Suas áreas de interesse são literatura e estudos da mídia, estudos de gênero e pesquisa histórica sobre as mulheres, literatura, bioética e ciências da vida e estudos em animais. Autora de Über die Grenzen des natürlichen Lebens: Inszenierungsformen des Mensch-Tier- Maschine- Verhältnisses in der Iberoromania e vários artigos em ecocriticismo.
Fahim Amir (Kunstuniversitaet, Áustria)
É filósofo, artista e produtor cultural. Atualmente, é professor no Institute of Fine Arts and Cultural Studies da Kunstuniversitaet, Austria. Autor de diversos artigos sobre produção industrial de animais, trabalho animal e zoopolíticas.
Hicham-Stéphane Afeissa (Université de Franche-Comté, França)
Possui Doutorado em Filosofia (2012, Lyon) e Doutorado em Geociências e Meio Ambiente (2014, Lausanne). É membro associado do laboratório Logiques de l’Agir da Université de Franche-Comté. Após vários anos estudando a fenomenologia de Husserl e a filosfia Kantiana, voltou seu interesse para a filosofia ambiental

Quando: 24 de agosto de 2016
Horário: 9h - 18h