Programação



Perspectivas

Impactos das Tecnologias da Informação


Este painel, dedicado a Claude Shannon no centenário de seu nascimento, abordará o desenvolvimento da área da informação, seu estágio atual, aplicações em ciência e na sociedade, perspectivas e desafios. Um panorama conciso da pesquisa e das aplicações desenvolvidas nesta área na UNICAMP, em suas diferentes unidades, será também apresentado.





Programação





9h às 12h
Impactos das Tecnologias da Informação: Desafios e Perspectivas

Este painel, dedicado a Claude Shannon no centenário de seu nascimento, abordará o desenvolvimento da área da informação, seu estágio atual, aplicações em ciência e na sociedade, desafios e perspectivas. Um panorama conciso da pesquisa e de aplicações desenvolvidas nesta área na UNICAMP, em diferentes unidades, será também apresentado.

Sueli Irene Rodrigues Costa – UNICAMP/IMECC (Coordenadora)
Professora Titular do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC) da UNICAMP, fez seu Doutorado na UNICAMP e Pós-Doutorado no The Institute for Advanced Study, Princeton. Atua e pesquisa na área de teoria da informação e códigos, tendo coordenado projetos com a participação de pesquisadores de engenharia elétrica, matemática e computação, e atuado na organização de eventos internacionais nesta área. Coordena atualmente o Brazil Chapter da IEEE Information Theory Society.

Alon Orlitsky - University of California - San Diego e Information Theory Society, EUA
É professor do Departamento de Engenharia Elétrica da University of Califórnia - San Diego, EUA, onde integra os centros ITA (Information Theory and Applications) e o Wireless Communicatons. Seus trabalhos de pesquisa, com diversas premiações, centram-se em teoria da informação e comunicação, incluindo processamento de sinais, compressão, predição, “machine learning” e reconhecimento de fala. Participa também como Presidente (2016), da Society on Information Theory (IEEE), sociedade que integra grande número dos pesquisadores internacionais mais atuantes na área e é responsável por publicações e simpósios de grande repercussão.

Amin Shokrollahi - École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Suíça
Professor da École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Suíça, tem seu trabalho de pesquisa dirigido para diversos tópicos na área de teoria da informação e códigos, com muitas publicações de grande repercussão internacional, também patentes obtidas ou requeridas. É autor de códigos (Raptor, Tornado, Chordal) que têm sido usados em diferentes aplicações em sistemas móveis de transmissão. Recebeu diversos prêmios de grande reputação na área, como a IEEE R. Hamming Medal (2012). Foi Diretor Científico da companhia Digital Fountain e é um dos fundadores e Diretor da Companhia Kandou Bus – Suiça, voltada para comunicação eficiente com alta velocidade e baixo consumo de energia.

Bart Preneel – Catholic University of Leuven, Bélgica
É professor da Catholic University de Leuven, Bélgica e desenvolve pesquisas nas áreas de criptologia e segurança da informação, com um número muito grande de artigos e também patentes. Tem atuado também no corpo editorial de revistas muito conceituadas na área. Presidente da International Association for Cryptologic Research (IACR, 2009-2013) e Diretor de Projeto da ECRYPT (European Network of Excellence), que integra mais de 250 pesquisadores na área de criptologia. Também é membro do grupo Permanent Stakeholders da European Network and Information Security Agency (ENISA) e da Academia Europaea.

Hélio Waldman
Professor Emérito da UFABC e Professor Colaborador da Unicamp. graduou-se engenheiro de Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e obteve o doutorado pela a Universidade de Stanford, EUA. Na Unicamp, foi Diretor da Faculdade de Engenharia de Campinas e Pró-Reitor de Pesquisa , coordenou projetos de pesquisa nas áreas de Comunicações Digitais, Comunicações Ópticas e Redes Fotônicas com o apoio de agências de fomento federais e estaduais, empresas estatais e privadas e recebeu o Prêmio "Zeferino Vaz" de reconhecimento acadêmico. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT), da qual é Sócio Emérito. Integrou a Comissão de Implantação e foi Pró-Reitor de Pesquisa e de Graduação e Reitor da UFABC. Recebeu a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico na classe de Comendador (2009) na área das Ciências da Engenharia.


14h às 18h
Impactos das Tecnologias da Informação na Filosofia, nas Artes e nas Ciências

O crescimento acelerado de recursos presenciais e/ou virtuais disponibilizados pelas tecnologias da informação nas sociedades industrializadas tem gerado surpresas e, por vezes, indignação em filósofos, cientistas e artistas. Nesse sentido, ficamos, por um lado, agradavelmente surpresos com as facilidades de comunicação, transporte, aquisição de bens propiciados, por exemplo, pelo desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT). Por outro lado, o sentimento de apreensão emerge diante da constatação da existência de robôs auto-organizados, que atuam em área militar de forma relativamente autônoma, apreensão essa que se exprime, por exemplo, em manifesto elaborado por intelectuais de diversos ramos do saber. Nesta mesa serão discutidos possíveis impactos das tecnologias da informação na Filosofia, nas Artes e na Ciência, investigando vantagens e desvantagens do crescente desenvolvimento desse tipo de tecnologia informacional na sociedade.

Itala Maria Loffredo D’Ottaviano – UNICAMP/IFCH e CLE (Coordenadora)
Possui Mestrado e Doutorado em Matemática pela UNICAMP, com Pós-Doutorado nas Universidades da California, Stanford e Oxford. Suas áreas de atuação são a lógica e epistemologia, em especial lógicas não clássicas, lógica paraconsistente e teoria da auto-organização. É Professora Titular em Lógica e Fundamentos da Matemática do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Lógica e do Latin-American Committee on Logic da Association for Symbolic Logic; Diretora do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência, Coordenadora dos Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa e Pró-Reitora de Pós-Graduação da UNICAMP. Recebeu diversos prêmios e homenagens, recentemente o Premio Estagira 2014 en Ciencia e Investigación da Academia de Ciencias y Humanidades del Instituto de Estudios Superiores de Estagira, México. É membro eleita da Academia Brasileira de Filosofia e membro da Académie Internationale de Philosophie des Sciences (AIPS).

Rafael Capurro – Universität Stuttgart, Alemanha
É Doutor em Filosofia pela Düsseldorf Universität. Suas áreas de atuação são a ética informacional, filosofia da informação, ciência da informação, hermenêutica, fenomenologia e ontologia. É Professor Emérito da Stuttgart Midia Universität, onde é também Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Ética Digital (IDE). É ainda Membro do Conselho Consultivo da ID4Africa/África do Sul e Pesquisador da Escola de Graduação de Ciências Humanas e Sociais na Universidade de Tsukuba. É Presidente do International Center for Information Ethics e criador e editor-chefe da International Review on Information Ethics (IRIE). Em 2014 recebeu o Special ANIE Award, em função de uma década de contribuição à Ética Informacional.

Li Li Min - UNICAMP/FCM
Médico formado pela UFPR (1989), PhD pela McGill University (2000) com a tese "Static and dynamic properties of epileptogenic lesions" (a tese é top 10% e está na Dean’s Honor List). Livre-docente pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da UNICAMP (2005), é Professor Titular do Departamento de Neurologia da UNICAMP. Tem treinamento em neurologia, neurofisiologia e neuroimagem em diferentes centros de excelência do mundo. É membro do Programa de Cirurgia de Epilepsia e do Laboratório de Neuroimagem da UNICAMP. Suas linhas de pesquisa são: epilepsia, neuroimagem e neurociências. É Presidente fundador e voluntário da Assistência à Saúde de Pacientes com Epilepsia (ASPE). Recebeu o título de Embaixador da Epilepsia da International League Against Epilepsy e International Bureau for Epilepsy (2013). Em 2006 desenvolveu e implantou na UNICAMP um Programa de Atendimento ao Paciente com AVC e uma rede de alianças contra o acidente vascular cerebral na cidade de Campinas. Tem especialização em Gestão Hospitalar pela UNICAMP e é o membro coordenador, na Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, da Educational Network Lean Advacement Inititive do MIT.

Jorge Stolfi - UNICAMP/IC
Professor Titular do Instituto de Computação, Unicamp - graduou-se me Engenharia Eletrônica pela Universidade de São Paulo e obteve seu doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Stanford, EUA. Sua atuação em pesquisa e docência, de grande reconhecimento internacional, envolve diversas áreas da computação e matemática aplicada, especialmente aproximação de funções, computação auto-validada, otimização, processamento de imagens, computação gráfica, geometria computacional, reconhecimento de padrões, análise de algoritmos e teoria dos grafos. Tem também procurado contribuir para o debate público em questões que envolvem tecnologia de informática, por exemplo alertando sobre a insegurança inerente da urna eletrônica brasileira.

Gregory J. Chaitin - IBM, EUA e UFRJ/COPPE
Doutor em Ciência da Computação pela University of Maine System, EUA. Suas áreas de atuação são a teoria da informação, computabilidade e fundamentos da matemática. É o descobridor do notável número Ômega - Deus joga dados em matemática pura - e atualmente se dedica à criação de uma teoria matemática geral da evolução biológica. Trabalhou no Centro de Pesquisa Watson da IBM em New York, onde é atualmente Emérito; e no Instituto de Sistemas Complexos de Valparaíso, onde é Presidente Honorário do Comitê Científico. É atualmente Professor Visitante UFRJ. Em 2007 recebeu a Medalha Leibniz, é membro da Academia Brasileira de Filosofia, Doutor Honoris Causa pela Universidade de Córdoba, Professor Honorário da Universidad de Buenos Aires e membro da Académie Internationale de Philosophie des Sciences (AIPS)

Virginia Chaitin
É pesquisadora independente, especialista em Paul Feyerabend e em metodologia de pesquisa inter e transdisciplinar. Em trabalho de pesquisa conjunta com o matemático Gregory Chaitin, participou da criação da novo programa de pesquisa organizado em torno da metabologia bem como do entendimento das suas implicações. Possui mestrado em Lógica e Metodologia Científica pela London School of Economics (LSE); mestrado em Teoria do Conhecimento pela PUC/Rio; doutorado em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia pela UFRJ, onde realizou sua pesquisa pós-doutoral em metabologia. Atua como palestrante acadêmica em âmbito internacional, havendo apresentado palestras sobre interdisciplinaridade e metabologia na Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Estados Unidos, Grécia, México, Polônia e Singapura.

Maria Eunice Quilici Gonzalez - UNESP/FFC, Marília e UNICAMP/CLE
Possui Doutorado em Cognitive Science Language and Linguistics pela University of Essex, Grã-Bretanha. Suas áreas de atuação são a epistemologia, ciência cognitiva e filosofia da mente, filosofia da informação e filosofia ecológica. É atualmente docente da UNESP, Campus de Marília. É líder do Grupo Acadêmico de Estudos Cognitivos (UNESP) e do Grupo Interdisciplinar CLE Auto- Organização (UNICAMP), e membro do Conselho da Complex System Society.

AGENDE-SE

Quando: 15 de setembro de 2016
Horário: 9h-18h
Local: Centro de Convenções da Unicamp
O que: Mesas Redondas


Comentários

comments powered by Disqus

AGENDA

Voltar