ARTE&CULTURA

Exposição Unicamp Ano 50: Concepções

A celebração do Jubileu de Ouro da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP não pode prescindir de reflexões sobre a história destes 50 anos. O caminho até sua efetiva implantação, em 1966, não foi simples, tampouco direto: é necessário retroceder ao final da década de 1940, acompanhar no tempo as idas e vindas da demanda campineira e sua maior ou menor aderência aos projetos políticos paulistas – locais, regionais ou estaduais –, considerar os indivíduos envolvidos em termos de suas capacidades, limitações e compromissos. E tudo isso em meio a intensas e profundas transformações econômicas, sociais, culturais e políticas que marcaram o país a partir do segundo pós-guerra.

Parte das atividades comemorativas programadas para a abertura do cinquentenário, a exposição documental “Unicamp Ano 50: Concepções”, organizada pelo Arquivo Central do Sistema de Arquivos, oferece um conjunto de documentos visuais, textuais e sonoros com o objetivo de permitir a compreensão das origens desse projeto de universidade, das concepções e modelos institucionais em jogo, de suas bases sociais e políticas e da articulação de diferentes interesses. E o faz exibindo tanto documentação histórica da universidade, cuidadosamente preservada em acervos da universidade no SIARQ, como documentos cedidos pelo Centro de Memória da Unicamp (CMU) e Centro de Memória e Arquivo da Faculdade de Ciências Médicas (CMA/FCM), posto que é uma instituição modelar no trato da memória.

Esta trajetória de cinco décadas conduziu a instituição a um lugar de destaque acadêmico no cenário nacional e internacional. Tudo o que se colhe hoje começou a ser plantado, sem dúvida, nos momentos retratados na exposição.

“A Unicamp, todos sabem, alcançou um nome respeitado nacional e internacionalmente. (...) E não se pode imaginar, sequer, que este resultado tenha sido o fruto do trabalho de um homem. Em verdade, ele é o resultado de uma soma de esforços articulados, harmoniosamente dispostos, objetivando alcançar o mesmo fim”. (Discurso de Zeferino Vaz na transferência do cargo de Reitor ao Prof. Plínio Alves de Moraes, 17 abr.1978)

Quando: 30 de junho a 6 de setembro de 2016
Horário: das 9h00 às 22h45
Local: Saguão da Biblioteca Central Cesar Lattes (BCCL) - Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421 - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Campinas/SP