Programação



Científico

Fórum: Conservadorismos, Fascismos e Fundamentalismos


O Brasil vem passando nos últimos anos por processos políticos, sociais e culturais nos quais determinadas conquistas estão sob ameaça, mais especificamente, o universo dos direitos construído após a redemocratização. Isto porque consolidaram-se nos últimos anos segmentos que trabalham a favor da contenção, restrição e retrocesso de alguns direitos fundamentais. Tal movimento tem sido denominado de “onda conservadora”, que não apenas tem se apresentado como orientação “à direita” como também tem dado vazão a práticas fascistas nas relações interpessoais e a leis ancoradas em uma moralidade religiosa de perfil fundamentalista. A proposta deste fórum é refletir sobre a conjuntura atual tendo com pano de fundo as transformações mais estruturais em curso na sociedade brasileira.




Mesa 1 – Participação e Manifestações Políticas
Não é simples datar o início desse macroprocesso que vem sendo denominado como “onda conservadora”, mas as manifestações de junho de 2013 e as subsequentes são ótimos balizadores das recentes mudanças da vida política no Brasil. Entre as várias direções para as quais apontaram aqueles eventos, o vetor conservador encontrou nos anos seguintes maior adensamento e foco comum para manter-se mobilizado e ativo, e cujo resultado tem alterado as formas e o conteúdo da participação política.

Mesa 2 – Religião no espaço público
Um dos principais vetores da “onda conservadora” encontra em algumas religiões sua fonte propulsora a ponto de receberem a nomeação de fundamentalistas. O objetivo desta mesa é refletir como as religiões participam desta “onda” sendo constituídas e constituintes do conservadorismo em voga, principalmente em sua dimensão moralizadora.

Mesa 3: Conservadorismo e Fascismo
Conservadorismo e fascismo não são termos sinônimos, mas no debate público, muita vezes, eles estão indiferenciados. O objetivo desta mesa é compreender tanto as características do recrudescimento do conservadorismo no Brasil quanto aquilo que excede a cultura democrática e adquire feições e práticas fascistas.


Mais informações: http://www.gr.unicamp.br/penses/forum-conservadorismo/

AGENDE-SE

Quando: 30 de agosto de 2016
Horário: 9 horas
Local: Centro de Convenções da Unicamp (CDC)
O que: Fórum


Comentários

comments powered by Disqus

AGENDA

Voltar