Colóquios

Universidade e Ensino - Professor José Tadeu Jorge - Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP)

É consensual que a educação brasileira deixa a desejar e requer ajustes imediatos, pertinentes e objetivos visando sua qualificação. Para definir as necessidades, é indispensável compreender o funcionamento e as características do nosso sistema educacional, identificando as debilidades e buscando encontrar os aspectos que podem ancorar possíveis soluções. Dada a natureza sistêmica da educação, torna-se necessária a análise de cada etapa e das relações entre elas: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e técnico e ensino superior, inclusive a pós-graduação. Discutiremos os principais indicadores de cada etapa, suas implicações na qualidade da educação e possíveis ajustes de melhoria qualitativa. A universidade é parte do sistema educacional e pode, pela natureza das suas atividades (produção do conhecimento e contribuição à formulação de políticas públicas), impactar positivamente todas as etapas. Cumprimos esse papel?

José Tadeu Jorge, reitor da Unicamp
Professor Titular da Faculdade de Engenharia Agrícola – FEAGRI, onde foi Diretor por dois mandatos. Foi Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário, Coordenador Geral e Vice-Reitor, e Reitor da Unicamp no período 2005-2009. Foi membro do Conselho Superior da FAPESP e Secretário de Educação de Campinas. É atualmente Presidente da Unión de Universidades de América Latina y el Caribe – UDUAL, Presidente do Centro Universitário de Desarollo – CINDA, membro do Conselho de Estudos Avançados – CONSEA da Federação de Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, membro do Conselho Curador do Memorial da América Latina e Membro do Conselho de Reitores da Universia Brasil. É Reitor da Unicamp desde 2013.

Quando: 21 de outubro de 2016
Horário: Sexta-Feita - 9h às 13h
Local: Salão Nobre da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Av. Limeira, 901, Areião - Piracicaba - SP
O que: Colóquio