Científico

6.ª Conferência FORGES - Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa

A 6.ª Conferência FORGES propõe-se contribuir para a reflexão sobre a missão da Educação Superior para o desenvolvimento dos países e regiões.
A Conferência reunirá dirigentes com responsabilidades na gestão universitária, formuladores e avaliadores de políticas públicas de educação superior, e pensadores e pesquisadores da área, para um exercício de educação comparada e de articulação entre instituições, e entre dirigentes e estudiosos de políticas e práticas de gestão da educação superior, com a finalidade de enriquecer o conhecimento recíproco, reflectir à luz de um leque alargado de experiências, estreitar parcerias, e construir novas pontes de cooperação universitária entre os países de língua portuguesa.

Tema Principal da 6ª Conferência:
"PARA QUE(M) SERVEM A UNIVERSIDADE E AS INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR? BALANÇOS, PROPOSIÇÕES E DESAFIOS ACERCA DO PAPEL DAS IES NO SÉCULO XXI"

Subtemas para os Painéis e Sessões Paralelas:

1. Os Múltiplos Desafios da Reafirmação e Renovação da Missão das Instituições de Ensino de Superior

2. Os Contributos do Ensino Superior face aos novos Desafios Societais

3. Sustentabilidade, Inovação e Internacionalização na Educação Superior

4. Avaliação, Financiamento, Redes e Produção Científica

5. A Importância da Formação de Professores para o Desenvolvimento

6. A mercantilização da educação superior e o processo de “financeirização” das universidades e instituições de ensino superior

Público-Alvo:

Académicos, investigadores, dirigentes e técnicos com interesse no governo, administração e gestão do ensino superior.

Co-Organizadores:

Associação FORGES - Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa

Universidade Estadual de Campinas, Brasil

Quando: 28, 29 e 30 de Novembro de 2016